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O trajeto parte de uma grande ligação entre o grande anel viário
do Estado, a Estrada dos Fernandes, em Suzano, e a Rodovia Índio-
-Tibiriçá. O projeto prevê a construção de plataformas logísticas
em pontos estratégicos, que deverão reunir um conjunto de recur-
sos, sistemas e operações para fazer o transbordo de cargas com
agilidade e notável eficiência.
Durante a coletiva, Tokuzumi explicou que a rodovia, composta por
túneis e viadutos de extremo rigor técnico, terá condições asso-
ciadas para operar diferentes meios de transporte, dando ênfase
aos veículos de carga e, posteriormente, de trilhos. Os processos
de construção dessa nova estrada serão inovadores, porque é pre-
ciso garantir a viabilidade técnica e equilíbrio ambiental em uma
região extremamente complexa da Serra do Mar.
Ao interligar as principais rodovias que chegam à capital, o Rodo-
anel Mário Covas é essencial para o sistema de logística de trans-
portes do Estado e do Brasil. A nova rodovia terá enquadramento
classe zero, com duas pistas de três faixas de trânsito por sentido
e velocidade diretriz de 120 km/h. Na baixada, cruzará a Rodovia
Cônego Domenico Rangoni próxima ao acesso à Ilha Barnabé.
Seguirá ao nível do solo até entrar em um túnel submerso que
atravessará o canal do porto e fará a ligação com a avenida portu-
ária. No canal de Santos, engenharia e engenhosidade se comple-
tam na construção do túnel submerso com o uso de tuneladoras,
e de pontes e viadutos com sistemas sustentáveis.
“No início da construção do trecho Leste do Rodoanel, a alça de
acesso à Suzano estava projetada para ser construída em um local
totalmente inviável para a mobilidade urbana do município. Após
Projeto integrado
ligará Suzano ao
Porto de Santos
Paulo Tokuzumi, prefeito de Suzano (SP): “No início da construção
do trecho Leste do Rodoanel, a alça de acesso à Suzano estava
projetada para ser construída em um local totalmente inviável para
a mobilidade urbana do município. Após conversas com os prefeitos
de Ribeirão Pires, Santos e Guarujá conseguimos alterar as entradas
e saídas do Rodoanel na região e posteriormente pensamos em
uma alternativa fundamental para o escoamento dos veículos que
congestionam São Paulo em sentido ao Porto de Santos.”
O prefeito de Suzano (SP), Paulo
Tokuzumi, apresentou o projeto ViaMar
- Complexo Multimodal, produzido pela
Contern, que integra uma rodovia de
conexão do trecho Leste do Rodoanel
com o Porto de Santos e o litoral Norte.
Serão apenas 36km de rodovia
conversas com os prefeitos de Ribeirão Pires, Santos e Guarujá
conseguimos alterar as entradas e saídas do Rodoanel na região e
posteriormente pensamos em uma alternativa fundamental para o
escoamento dos veículos que congestionam São Paulo em sentido
ao Porto de Santos”, argumentou o prefeito. “Pensamos em inú-
meras formas de suprir essa demanda e chegamos à conclusão
de que a saída mais viável é a construção dessa rodovia que liga
Suzano ao Porto de Santos. Estamos em um local privilegiado”,
frisou.
O projeto prevê três plataformas logísticas para potencializarem
a via como referência na América Latina e uma delas ficará em
Suzano. A Plataforma Nava terá acesso pelo Rodoanel e uma
estrutura única no país contendo pátio para estacionamento de
caminhões, com conveniências para caminhoneiros e postos de
abastecimento e manutenção; áreas para carga, descarga e ar-
mazenagem de mercadorias; suporte alfandegário; condomínio
industrial para instalações como depósitos frigoríficos, tanques
de estoque e silos, além de edifícios comerciais com uma ampla
rede de apoio. A Plataforma de Suzano irá organizar e controlar o
transporte de cargas entre o planalto paulista e a Baixada Santis-
ta. Caminhões poderão descarregar e receber novas cargas sem a
necessidade de ir até o Porto de Santos. Em uma segunda etapa,
a Plataforma Nava poderá operar um terminal férreo com equipa-
mentos de última geração para transferência modal.
Tokuzumi finalizou reforçando que o projeto ViaMar é a melhor
saída para o enfrentamento dos problemas logísticos do Estado.
“Tenho absoluta certeza de que Suzano será a melhor ‘esquina’
do Brasil. O projeto dessa rodovia coloca a cidade no rumo do
desenvolvimento econômico e o governo do Estado está aprecian-
do minuciosamente a proposta que é absolutamente necessária.
Estamos muito esperançosos para que esse projeto seja realizado
e toda a região apoiará no que for necessário”, concluiu.