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acontece
no mercado
GRAPHPRINT JAN/FEV 14
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Diginove instala a primeira Gemini
C400 A do Brasil na Fina Ideia (SP)
A Fina Ideia, empresa localizada no bairro de Perdizes, em São
Paulo, destaca a robustez e alta produtividade da solução Foliant,
comercializada no Brasil pela Diginove, para processos de lamina-
ção em itens de papelaria premium encadernados.
Isa Spivack deu início a um sonho que culminou com o surgimento
da Fina Ideia, uma empresa especializada na produção de itens
de papelaria premium, entre cartões, cadernos, agendas e outros
materiais confeccionados mesclando impressão, criatividade e deta-
lhismo no uso de apliques colados manualmente. O sucesso dos car-
tões de lembrança e comemorativos (Natal, aniversário, casamento
etc.) confeccionados artesanalmente por Isa fez com que ela inves-
tisse, ao longo dos 20 anos de empresa, em novos equipamentos
para eliminar vários itens terceirizados, como impressão, aplicação
de wire-O, encadernação, e, mais recentemente, laminação.
Há algum tempo, Luiz Carlos Levy Filho juntou-se à equipe da Fina
Ideia. Formado na área de tecnologia, vislumbrou possibilidades
de crescimento por meio de investimento em tecnologias que eli-
minariam parte das tarefas terceirizadas pela empresa. “Quando
me juntei à equipe da Fina Ideia, tínhamos poucas máquinas aqui.
Somente um equipamento para furação, pistolas de cola e uma
fechadora manual de wire-O. A demanda cresceu e precisávamos
investir. Os produtos começaram a fazer sucesso nas papelarias
e lojas, e, a pedido dos clientes, começamos a produzir, além dos
cartões, os itens encadernados, ou seja, cadernos, agendas e ou-
tros materiais em capa dura e wire-O”, diz Levy Filho.
“Várias aplicações eram terceirizadas. Entre elas, a laminação.
Quando estava procurando modelos de impressoras digitais, tive o
primeiro contato com a Diginove. Na época, meu interesse era por
um equipamento de corte e vinco linear da marca Duplo, porém,
acabei me interessando muito pela tecnologia de laminação da Fo-
liant, que fora apresentada pela Diginove e por sua diretora, Silvane
Salamoni”, conta Levy Filho.
O modelo escolhido pela Fina Ideia foi a Foliant Gemini C400A,
carro-chefe entre as laminadoras Foliant especialmente desenvol-
vida para processos de impressão digital. É equipada com sistema
pneumático de controle de pressão controlado para os rolos de
laminação, e suporta larguras de até 380mm. A velocidade máxima
é de 15 metros/minuto.
Heidelberg adquire companhia de
softwares
A Heidelberger Druckmaschinen AG (Heidelberg) investiu na com-
panhia alemã de softwares Neo7even, sediada em Siegen, com a
intenção de entrar no crescente segmento de publicação multica-
nal. A fabricante do software tem 50 funcionários e é especializa-
da em desenvolvimento, vendas e implementação de sistemas de
publicação multicanal.
A Heidelberg pretende usar o software da Neo7even para abrir
novas opções de negócios para gráficas, permitindo-lhes oferecer
aos seus clientes serviços de publicação em mídias neutras, por
exemplo, em mídia impressa e mídia online.
O novo portfólio tem tudo a ver com o fluxo de trabalho da gráfica
Prinect da Heidelberg e está sendo gradualmente integrado nele.
“Consideramos este investimento como uma nova etapa-chave
para a expansão da gama de soluções digitais para os nossos
clientes. Com isso, abrimos novas oportunidades de negócios
para as gráficas e para a Heidelberg”, diz Gerold Linzbach, CEO
da Heidelberg.
“Consideramos negócios digitais como um mercado crescente
e promissor para a Heidelberg. Para expandir ainda mais nossa
participação nesse mercado, estamos investindo em aplicativos
de novos negócios e colaborando com parceiros inovadores. Reu-
nimos, também, todos os elementos relevantes na empresa para
que possamos operar de forma ainda mais direcionada. Sistemas
de impressão digital também só podem ser comercializados com
sucesso se forem baseados em processos desenhados de forma
otimizada. Portanto, o nosso software Prinect é a chave do su-
cesso. No geral, estimamos as vendas anuais potenciais para a
Heidelberg no mercado digital (incluindo impressoras, produtos de
consumo e softwares relevantes) em 200 milhões de euros nos
próximos três anos”, fala Linzbach.
Luiz Carlos Levy Filho; Isa Spivack; Silvane Salamoni