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LED UV
GRAPHPRINT DEZ 13
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Antes de entrar especificamente no tema LED UV, Richard Möller,
diretor comercial da Ferrostaal, após dar boas-vindas aos convi-
dados, traçou um paralelo com o advento do CtP há alguns anos.
“Com um pouco de nostalgia, relembro como a tecnologia entra na
vida profissional e pessoal alterando nosso cotidiano. Um exemplo
foi a chegada do CtP. Hoje, todos conhecem seus benefícios e não
conseguimos explicar como vivíamos sem. Por isso, é possível
fazer um paralelo com a tecnologia LED UV. Com ela, entramos
numa era de produção sensivelmente melhorada. Erros, até então
comuns, se tornam evitáveis. Problemas com impressos riscados,
acertos demorados, tempo para esperar a pilha secar e problemas
no próprio setor de acabamento deixarão de existir com a LED
UV”, avisa Möller.
Mesmo assim, Möller não a encara como uma tecnologia revolu-
cionária: “Falamos de evolução. De uma forma geral, os gráficos
já tiveram uma relação com a tecnologia UV e conhecem seus
benefícios. Por isso, o processo de cura do LED faz com que to-
dos os benefícios do UV estejam mais presentes. Vivemos o mo-
mento da transformação, pois a Ryobi saiu cinco anos na frente
dos demais concorrentes. Para nós, a tecnologia já é realidade.
É verdade, também, que atualmente todos os fabricantes já fa-
lam nisso e, sinceramente, acredito que é uma evolução que se
tornará comum para a indústria. Nossa grande vantagem é que
Na prática, LED UV
prova seus benefícios
No Rio de Janeiro, no dia 21 de
novembro, a Ferrostaal (Ryobi)
convidou gráficos de diversas
regiões do Brasil para evidenciar
os diversos benefícios que o
LED UV proporciona. Após as
apresentações da Technotrans,
SunChemical e Ryobi, os convidados
foram conhecer o primeiro
equipamento oito cores com LED UV
instalado na gráfica WalPrint
Fábio Sabbag
Empresários conhecem a tecnologia LED UV durante visita a Walprint, uma gráfica
localizada no Rio de Janeiro
conseguimos trazer, em primeira mão, uma tecnologia estável e
em produção. A Walprint, por exemplo, não tem a característica
de produzir trabalhos de alto valor agregado. É uma tecnologia
que simplifica o cotidiano da gráfica e elimina processos”, disse o
diretor comercial da Ferrostaal.
Por fim, Möller ressaltou a participação das parcerias Technotrans
e SunChemical. “A tinta, por exemplo, é um consumível que chama
muita atenção dentro do processo de produção. Quando falamos de
LED UV um dos principais questionamentos é em relação ao insumo
tinta, como ela se comporta, custos e os processos em si”, avalia.
Continuação
Na sequência, Fabio Pisa, diretor da Technotrans, abordou alguns
detalhes que costumeiramente passam despercebidos pelos em-
presários. “Somos especialistas em equipamentos periféricos
que proporcionam máxima qualidade. Nosso objetivo é tornar as
gráficas mais lucrativas. Um dos assuntos propostos é o sistema
de refrigeração que, quando trabalhado de forma errada, acelera
o processo de corrosão na impressora. Outro ponto estratégico
é o controle da água. Garantir a qualidade resulta em qualidade
constante da solução de molha, afinal de contas, a solução de
molha é 90%, às vezes até mais, composta por água. Quando não
se controla a água, a porta fica aberta para a entrada de vários