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GRAPHPRINT OUT 13
Embalagens
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Alphaprint
“Como em outros segmentos, no nosso ponto de vista, no mercado de embalagens também será inevitável investimento em tec-
nologia digital, que complementará as tecnologias convencionais já estabelecidas e consagradas. Cumpre-nos constatar que esse
fato já é realidade para o segmento de rótulos autoadesivos, no qual a HP Indigo possui uma participação significativa, com muitas
instalações da família HP Indigo ws4600 e HP Indigo ws6600”, fala Raposo.
Goss
“Provavelmente não, mas tudo depende do que precisam. Digital em embalagem pode ser usado para a criação de protótipos a
‘micro-runs’. Para entender porque a impressão rotativa offset da Goss Sunday Vpak pode ser uma solução é interessante discutir
uma das principais confusões no mercado: o termo pequenas tiragens. Ele tem significados diferentes para cada segmento de
impressão. Porém seu significado foi distorcido desproporcionalmente por meio da associação generalizada à impressão digital.
É bem mais interessante pensar em tiragens digitais como ‘micro-runs’. Atualmente, a porcentagem total de embalagens flexíveis
impressas digitalmente é muito pequena. Mesmo com a revisão de crescimento de dois dígitos para embalagens flexíveis impressas
digitalmente, isso não será suficiente para alterar o equilíbrio. Perder ‘micro-runs’ para o digital não é o que está exercendo pressão
sobre as empresas com impressoras flexográficas e rotogravura. São as tiragens que são muito longas para digital, mas muito curtas
para se obter alguma rentabilidade. Isso está causando o problema real. A impressão rotativa offset é, de longe, muito mais capaz do
que a flexo para solucionar esse dilema”, opina o diretor de produtos para o mercado de embalagens da Goss International.
Heidelberg
“As gráficas do segmento de embalagem necessitam estudar seu portfólio de produtos e avaliar se têm de investir em equipamentos
digitais. Com uma demanda por tiragens cada vez menores e itens personalizados, os equipamentos digitais podem complementar a
lacuna e possibilitar um retorno financeiro interessante para determinados trabalhos. O grande volume do mercado de embalagens
ainda é feito por outras tecnologias, mas os equipamentos digitais já estão ocupando seu espaço nesse segmento”, fala Quio Júnior.
HP
“Devem monitorar o seu mercado e acompanhar de perto o desenvolvimento da tecnologia para definir o momento correto de adqui-
ri- la. Devemos salientar também que o mercado está cada vez mais reduzindo o volume de impressão e aumentando o número de
SKUs, o que viabiliza grande crescimento de migração de trabalhos, médios e pequenos, para impressão digital”, aponta Escarião.
KBA
“Até hoje ninguém ofereceu uma solução completa com equipamentos digitais para imprimir embalagem. Sempre falta algum item
importante para o cliente. Há limitações, como formato, cor pantone pura. Qualidade de impressão aceitável com custo operacional
honesto não se tem visto. Entendemos que uma empresa de embalagem, quando inicia um estudo de investimento para esta tecno-
logia, pensa principalmente nas curtíssimas tiragens, promoções de vendas e marketing. Como solução para este estudo, voltamos
ao desenvolvimento da máquina, incluindo acessórios para estas curtíssimas tiragens”, exemplifica Lopes.
manroland
“O mercado digital para embalagens ainda é um pouco restrito, hoje é possível produzir tiragens pequenas ou personalização atra-
vés de um cabeçote de jato de tinta com secagem ultravioleta. Dessa forma, nossos clientes podem investir em um equipamento
de impressão offset com um cabeçote de jato de tinta onde é possível fazer personalização da embalagem com texto ou código de
barras”, diz Zanatto Jr.
GRAPHPRINT: As gráficas que miram o segmento de embalagem
têm de investir em equipamentos digitais?