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Embalagens
GRAPHPRINT OUT 13
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mir com diferentes tipos de insumos para agregar valor ao pro-
duto final e, consequentemente, possibilitar a diferenciação. “Os
exemplos são impressão com tintas convencionais e vernizes es-
peciais, impressão em cartão metalizado, utilização de tintas UV,
aplicação de coldfoil etc.”, detalha.
Escarião avisa que no caso das impressoras digitais da HP a in-
tegração é permitida. “Quando falamos em impressão digital, fa-
lamos também em fazer impressão combinada, ou seja, podemos
fazer impressão, re-inserção, em qualquer base pré-impressa em
qualquer tipo de equipamento convencional”, define o gerente do
segmento de embalagens e rótulos da HP do Brasil.
A manroland oferece a Roland 700 com cabeçotes de impressão a
jato de tinta. “Em uma única passagem da folha é possível impri-
mir o pré-impresso e os dados variáveis. Essa tecnologia se aplica
aos mercados promocionais e de embalagem, principalmente”,
diz Zanatto Jr.
Raposo acredita que a sinergia é cada vez maior importante no
que se refere à convivência das tecnologias. “A complementarida-
de é importante para que os provedores de embalagens possam
fornecer o produto certo a cada cliente. Consideramos ainda as
novas tecnologias de impressão e, consequentemente, o acaba-
mento, que permitem o desenvolvimento de produtos diferencia-
dos num menor espaço tempo. A HP Indigo apresentou ao merca-
do a plataforma de impressoras offset digitais no formato B2, que
se divide nos produtos HP Indigo 10000, 20000 e 30000”, explica
o gerente produto HP Indigo & HP Inkjet da Alphaprint.
Walczak diz que a tecnologia Sunday Vpak complementa os pro-
cessos de impressão de flexografia e rotogravura. “É voltada para
empresas que procuram uma tecnologia alternativa para satisfa-
zer as demandas dos clientes por tiragens mais curtas, tempos
de preparação reduzidos e que não são possíveis com outros
processos. As impressoras Sunday Vpak são flexíveis e permitem
aos usuários uma ampla gama de opções para a integração de
flexografia, rotogravura e estações digitais ao longo da impres-
são offset, formando uma linha de produção híbrida. Portanto, as
empresas podem se beneficiar das vantagens inerentes que estes
processos possuem, especialmente para revestimentos, vernizes
e outros acabamentos especiais”, explica.
Lançamentos
A KBA mostra novidades nos formatos 105 e 106. De acordo com
Lopes, é a única fabricante que desenvolve os próprios secadores.
“Isso nos dá um diferencial e melhor sinergia. No conceito UV,
oferecemos três tecnologias de secagens em um cassete UV. As
tecnologias UV convencional e HRUV já estão disponíveis e para
um futuro próximo haverá LED-UV em qualquer formato. Como há
algumas limitações de fornecimento de matéria-prima, o cliente
que investe em máquinas híbridas convencional/UV poderá ter
como ferramenta os benefícios de cada secagem”, avalia o geren-
te de vendas da KBA.
Ainda na seara da KBA, Lopes destaca o conceito de aplicação de
películas metálicas em linha: “Nosso dispositivo permite aplicar o
famoso cold stamping e casting cure em uma ou mais impressora.
Sintetizando, este dispositivo será instalado sobre trilhos ao lado
da impressora, e seu movimento paralelo permite que ele seja aco-
plado nas unidades de impressão, aplicando o cold stamping sobre
a impressão da película metalizada ou na saída, sobre a unidade
de verniz, aplicando o conceito casting- cure. Adicionalmente, se o
cliente possuir uma impressora ao lado desta máquina, com exten-
sores, é possível ser acoplado em uma segunda máquina.”
Na Drupa 2012 a Heidelberg apresentou a máquina Speedmaster XL
75 Anicolor. Informa a fabricante que a tecnologia Anicolor não ne-
cessita de zonas de tinta e rolaria de tinta tradicional. “A aplicação da
tinta é feita por meio de um cilindro de anilox, possibilitando novos
padrões de impressão e tempos de acerto extremamente curtos. O
cliente tem a vantagem de reduzir a maculatura em até 90% e em
contrapartida aumentar a produtividade do equipamento em até 50%
se comparado com impressão offset tradicional”, garante Quio Júnior.
Na visão de Escarião, os grandes saltos são a melhoria da qualidade
de impressão, a integração com etapas anteriores e com a linha de
acabamento, “além da ampliação de gramaturas e novos substra-
tos, como plásticos mais finos e papéis mais grossos”, avisa.
A manroland apresenta os sistemas de impressão híbridos, se-
cagem UV com baixo consumo de energia, e hexacromia, que é
a impressão com sete cores, eliminando a lavagem de máquina.
“Oferecemos ao mercado equipamentos modernos e preparados
para atingir as demandas e desafios do mercado gráfico de hoje
e do futuro. Desenvolvemos tecnologias que buscam aumentar ao
máximo a produtividade de nossos clientes, agregando valor ao
impresso”, atribui Zanatto Jr.
Peter Walczak, diretor de produtos para o mercado de
embalagens da Goss International:
“Conversando com os proprietários de marcas
e conversores é claro que há uma mudança
geral neste mercado devido à redução das
tiragens e entrega just in time, aumentando
SKUs e campanhas de marketing direcionadas
e focadas. Há na agenda do momento a
sustentabilidade, onde um elemento importante
é a eliminação de resíduos.”