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MÍDIAS
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Cada vez mais presente no dia a dia dos latino-americanos, a internet é um
dos principais destaques da edição 2013 do Media Book. A migração do
acesso de locais públicos para o ambiente doméstico impulsionou o acesso
à internet em casa, principalmente no Chile (88%), Argentina (83%) e Brasil
(79%). Nesses países também ocorre elevada utilização da rede no local de
trabalho.
De acordo com o Media Book, a TV aberta está presente na maioria das
casas em todos os países da América Latina e isso se reflete fortemente
no investimento publicitário. Em todos os países monitorados pelo Ibope
Media, a TV aberta é o meio com a maior participação em relação ao total
investido em publicidade. Destaque para Equador e Nicarágua, onde 82% do
total foi destinado à TV aberta.
Ibope Media mostra
consumo e investimento em
mídia na América Latina
A nova edição do Media Book oferece mais
flexibilidade e agilidade para consultar dados
de 13 países; a internet é um dos principais
destaques da edição 2013
O estudo também aponta que a TV por assinatura tem
forte presença nos países da região. Na Colômbia e
Honduras foram registradas as maiores penetrações
do meio, com 86% e 84%, respectivamente. Também é
na Colômbia que a TV por assinatura tem maior partici-
pação no investimento publicitário, quando comparado
com os demais países: recebeu 22% do total investido
no país.
Já o rádio atinge maior penetração na Guatemala
(82%), Peru (81%) e Honduras (77%). Porém, os países
com as principais participações do meio em publicida-
de são a Colômbia (19%) e a Costa Rica (17%).
Meio jornal
O Media Book contempla essas e outras informações
sobre o consumo e investimento em mídia em 13 pa-
íses da América Latina, coletadas durante 2012. Essa
publicação anual do Ibope Media, agora no formato on-
line, está disponível em português, inglês e espanhol,
e oferece uma opção de acesso geral e outra de uso
exclusivo dos clientes do instituto.
As maiores penetrações do meio jornal na América Latina concentram-se na
Colômbia (78%), Guatemala (78%) e em Honduras (76%), que se destaca entre
os países que mais investem. Do total revertido em publicidade no país, 29% é
destinado ao meio, seguido pela Costa Rica (25%) e Argentina (22%).