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GRAPHPRINT SET 13
Tendências
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Mercado de cosméticos promete crescer
A classe média no Brasil é atualmente composta por 95 milhões de pessoas. Graças ao crescimento dessa classe, o País alcançou o
terceiro lugar em consumo de cosméticos e itens de perfumaria
Em 2012, a venda de perfumes, maquiagens, cremes, filtros solares, esmaltes, desodorantes e tintas para cabelo rendeu R$35,2
bilhões, segundo o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência.
É um aumento de 15,2% em relação ao ano de 2011, quase seis vezes maior do que o crescimento da economia do País, que fechou
2011 com alta do PIB de 2,7%. Naquele ano, segundo o Ibope, esse mercado movimentou R$31,4 bilhões.
Mercado de promocional deve crescer cerca de 10% no próximo ano
A análise foi feita pela Forma Promocional, empresa organizadora da Brazil Promotion, maior feira de marketing promocional da Amé-
rica Latina. Estimulado pelos próximos eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos o setor promocional estima
crescer cerca de 10% em 2014.
A constatação é da Forma Promocional, empresa responsável pela organização da Brazil Promotion, feira de marketing promocional
da América Latina, realizada de 6 a 8 de agosto, em São Paulo (SP). “A vitória da seleção brasileira na Copa das Confederações da Fifa
animou o mercado, estimulando os investimentos de empresas em ações de ‘live marketing’. Esse movimento deverá gerar o cresci-
mento esperado e o fortalecimento do setor promocional no País. Já estamos sentindo isso nas mais de 200 empresas que estarão
expondo durante os três dias de feira”, explica Auli de Vitto, diretor geral da Forma Promocional.
nas mais variadas combinações e formas”, explica Juliana Sawaia,
gerente da área de learning & insights e responsável pelo estudo.
O conteúdo assumiu o papel de protagonista e os meios são con-
sumidos tanto na forma tradicional quanto na forma digital. Essa
composição, intitulada Tradigital, tende a crescer nos próximos
anos. Neste cenário, o consumo dos meios de comunicação ocorre
de três maneiras: exclusivamente tradicional, apenas digital (onli-
ne) e tradicional e digital (online).
No Brasil, 55% da população afirma utilizar dois ou mais meios
ao mesmo tempo. Entre eles, o que apresenta maior consumo si-
multâneo é a televisão, consumida em conjunto com a internet
(30%). “Tanto a convergência quanto a simultaneidade são impul-
sionadas pela democratização dos tablets, smartphones e outros
dispositivos com acesso à internet”, afirma Juliana Sawaia.