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REDES SOCIAIS
GRAPHPRINT SET 12
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Esses dados fazem parte do relatório de pesquisa Digital Carnival produzido pela Exact-
Target, que faz parte da série de estudos de Subscribers Fans and Followers que ana-
lisou mais de 1.400 brasileiros para avaliar o comportamento e suas interações com
e-mail, Twitter e Facebook.
“A adoção das mídias sociais por parte dos consumidores brasileiros é, sem dúvida, uma
das maiores que já vimos. Considerando um alto engajamento nas redes sociais e mensa-
gens de e-mail originando um grande volume de compras, os profissionais de marketing
brasileiros têm à disposição infinitas possibilidades para criar reais experiências de ma-
rketing interativo, proporcionando um conteúdo relevante aos consumidores através de
e-mail, Twitter e Facebook”, afirma Tim Kopp, diretor de marketing da ExactTarget global.
Ainda que apenas 42% da população possua acesso à internet no Brasil, os estudos
mostram um forte crescimento da utilização desses canais interativos.
E-MAIL
91% dos consumidores brasileiros online são cadastrados para receber pelo menos de
um email-marketing; 68% realizaram uma compra a partir de uma mensagem recebida
via e-mail marketing e 53% dos brasileiros estão mais propensos a comprar de uma
empresa depois de se cadastrarem para receber o seu e-mail marketing.
FACEBOOK
77% dos brasileiros que possuem conta no Facebook interagem com alguma marca na
rede; 42% dos consumidores (idades entre 25-44) já realizaram uma compra após re-
Estudo avalia como é a reação do
consumidor brasileiro
UM ESTUDO DIVULGADO
PELA EXACTTARGET,
EMPRESA GLOBAL
ESPECIALIZADAEM
SOLUÇÕES DE MARKETING
INTERATIVO, APONTA
QUE DOIS TERÇOS
DOS CONSUMIDORES
BRASILEIROS ONLINE
REALIZARAM UMA COMPRA
APÓS RECEBEREM UMA
MENSAGEM DE E-MAIL
MARKETING
ceberem uma mensagem de marketing na
rede social; 41% dos brasileiros utilizam a
rede com propósitos profissionais.
TWITTER
26% dos brasileiros no Twitter interagem
com alguma marca na rede social; 58% dos
usuários sempre leem os posts de suas em-
presas preferidas; 53% dos consumidores
estão mais propensos a recomendarem uma
marca a um amigo após segui-la no Twitter.
PREFERÊNCIAS E MOTIVAÇÕES
A série de estudos Subscribers Fans and
Followers também examinou com exclusi-
vidade as preferências e motivações dos
consumidores online dos Estados Unidos,
Reino Unido e Austrália e suas interações
com as marcas por e-mail, Facebook e
Twitter.
Comparando com o comportamento do
consumidor do Brasil com o desses países,