Page 11 - 136

Basic HTML Version

GRAPHPRINT SET 13
11
ENTREVISTA
samos entregar conteúdo interativo e adicional. O QR code
já é uma das ferramentas que as editoras utilizam para que
potenciais clientes possam receber mais informações sobre
os livros, mas obviamente há muito para ser feito nessa área.
Não podemos nos esquecer que o aparelho celular com aces-
so à internet, por exemplo, é cada vez mais usado no processo
de decisão de compra.
GRAPHPRINT: Qual é o caminho que uma editora tem de
adotar se pensarmos que a era da convergência de mí-
dias é agora?
Matos:
Costumo dizer que o nosso negócio não é o livro, e sim
a informação. O livro é a maneira pela qual entregamos essa
informação. Devemos estar antenados para entender de que
maneira o nosso consumidor quer recebê-la, se é pelo cami-
nho digital ou impresso. Hoje, o livro digital já é uma realidade
para nós, as comunidades online, em que os leitores discutem
sobre nossos livros, também são. Claro, o nosso negócio prin-
cipal é o livro impresso e é nele que temos que concentrar
nossos principais esforços, mas não podemos fechar os olhos
para as novas tecnologias e as facilidades que elas nos pro-
porcionam. O bom é que temos uma vantagem, pois o livro é
talvez o único dispositivo que prenda a atenção integralmen-
te. É muito mais simples pensar em alguém assistindo TV ou
ouvindo rádio e, ao mesmo tempo, navegando pela internet.
Porém, é muito mais difícil imaginar alguém que está lendo
um livro e, ao mesmo tempo, consultando algo na internet.
Entendemos como o grande desafio para continuarmos cres-
cendo não deixar de evoluir junto ao nosso público, entendendo
as novas demandas e desafios que ele oferece. Para isso, além
de conhecer nosso público, é fundamental que toda a cadeia do
“Hoje, o livro digital já é uma realidade para nós, as comunidades
online, em que os leitores discutem sobre nossos livros, também
são. Claro, o nosso negócio principal é o livro impresso e é nele
que temos que concentrar nossos principais esforços, mas
não podemos fechar os olhos para as novas tecnologias e as
facilidades que elas nos proporcionam.”
livro, envolvendo indústria do papel e gráfica, livrarias e edito-
ras, trabalhe em conjunto na busca de inovações que permitam
não só acompanhar as demandas atuais, mas também gerar
novas necessidades para esse público cada vez mais ávido por
informação e entretenimento propiciado pelo livro.