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GRAPHPRINT AGO 13
Equipamentos para impressão digital
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Para Luiz Markesz, diretor de soluções digitais P&B da Alphaprint, os custos
operacionais no processo de produção digital são mais baixos nas pequenas e
médias tiragens comparativamente ao processo offset devido a vários fatores:
“O custo da mão de obra de operação é menor no processo digital, um ope-
rador pode trabalhar com três ou até quatro impressoras digitais, o processo
digital elimina etapas do processo convencional, tais como uso de chapas, al-
ceamento (no segmento editorial) e o consumo de energia é menor.”
Na opinião de Marcelo Fontes, gerente de produto digital da Ferrostaal / MGI,
são dois fatores importantes. “Um é o desenvolvimento da tecnologia digital
com todos os fabricantes apresentando inovações e modelos mais atrativos ao
mercado gráfico, gerando um número de vendas maior. Outro fator é o núme-
ro cada vez maior de instalações, como isso a produção de consumíveis tem
aumentado a cada ano. Consequentemente, a matéria-prima destes insumos
diminui no seu custo primário, gerando maior possibilidade para os fabricantes
alcançarem as pequenas e médias quantidades por meio de melhores custos
de produção em suas soluções digitais”, explica.
Quando indagado se é verdade que os custos operacionais estão cada vez
mais acessíveis, das baixíssimas às médias tiragens, Eduardo Sousa, gerente
de marketing da Agfa Graphics para a América Latina, fala que é realidade: “Na
verdade, para ambas as tecnologias, pois os custos de insumos, como um todo,
Luiz Markesz, diretor de soluções digitais P&B da
Alphaprint:
“O custo da mão de obra de operação é menor no
processo digital, um operador pode trabalhar com
três ou até quatro impressoras digitais, o processo
digital elimina etapas do processo convencional,
tais como uso de chapas, alceamento (no segmento
editorial) e o consumo de energia é menor.”
estão menores. É claro que há uma queda maior para insumos da tecnologia
digital, por estarem com a tecnologia menos madura que a analógica. Além, é
claro, de que quanto maiores a escala e a base instalada de equipamentos, os
hardwares e insumos naturalmente também sofrem redução de preços e sur-
gem novos produtos e fabricantes, que aumentam a concorrência e posterior
queda de preços dos produtos”, explica Sousa.
Osvaldo Cristo, pre-sales specialist for Latin America da HP, ressalta que o custo
de impressão de uma página individualmente tem diminuído ano após ano. “As
razões principais são a criação de novas tecnologias, aperfeiçoamento das já
existentes e volume crescente de impressão com economia de escala. Com
esse decréscimo de custos de impressão de páginas individuais, certas tira-
gens curtas, que costumeiramente eram impressas com tecnologia convencio-
nal, passaram a ser produzidas utilizando tecnologia digital”, completa.
Alexandre Nunes, supervisor de vendas da Ampla, fala que a redução está atre-
lada à adoção de novas tecnologias, o que faz com que os sistemas de impres-
são digital se tornem cada vez mais rápidos.
Vitor Takenaka, consultor de produtos da Oki, fala que há um acompanhamento
de crescimento da demanda de impressoras e multifuncionais coloridas, devido
à percepção de valor por impressos coloridos. “Com isso, a oferta de produtos
para este segmento aumentou, principalmente para segmentos de serigrafia
e brindes, com produtos de varejo coloridos, que permitem a impressão de
transfers, papéis especiais e vinil adesivo”, avalia.
Marcelo Maeda, sales development manager da EFI, observa que como a quan-
tidade de trabalhos de baixíssimas e médias tiragens está aumentando há uma
possibilidade de maior tempo de máquina em operação, o que diminui o TCO.
Na opinião de Sebastian Iorino, publishing marketing segment & DPS product
manager – LAN da Kodak, quando se fala em impressão digital, desde a pri-
Marcelo Fontes, gerente de produto digital da
Ferrostaal / MGI:
“A matéria-prima destes insumos diminui no seu
custo primário, gerando maior possibilidade para
os fabricantes alcançarem as pequenas e médias
quantidades por meio de melhores custos de
produção em suas soluções digitais.”