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Equipamentos para impressão digital
GRAPHPRINT AGO 13
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meira folha até a última está se falando de um mesmo custo operacional. “Por
isso, quando pensamos em baixas ou médias tiragens, podemos obter custos
muito competitivos”, avisa.
Saiba o que você precisa ponderar para adquirir o equipamento
Fontes alerta que o momento vivido pelo ramo proíbe o erro, por isso afirma
que para ter sucesso na decisão nada é mais importante do que conhecer com-
pletamente a tecnologia, estudando, como fatores principais, a qualidade, ro-
bustez e custos de consumíveis de produção, assim como conhecer muito bem
as garantias de suporte técnico que o fabricante ou seu distribuidor autorizado
poderão assumir. “Uma forma de se obter as informações citadas é pesquisar
a história do fabricante mundialmente, assim como seus principais casos de
sucesso no Brasil, além, é claro, de investir muito tempo junto ao showroom
do fornecedor e assim verificar qual nível de suporte terá no futuro”, explica o
gerente de produto digital da Ferrostaal.
Não opinião de Buck, antes de comprar um equipamento, inclusive a impres-
sora digital, deve se analisar qual o projeto ligado a este investimento, a partir
deste estudo de mercado, buscar a melhor opção disponível. “Hoje não há es-
paço para errar na compra, caso esteja em dúvida, recomendo a contratação
de uma empresa para prestar consultoria e efetivamente analisar e montar um
plano de negócios ligado a este investimento”, avisa.
Sousa fala em reputação da marca, base instalada e, obviamente, se é a tecno-
logia adequada para a empresa. “É preciso entender se o equipamento atende
às necessidades da empresa, como aplicações, produtividade, características
Eduardo Sousa, gerente de marketing da Agfa
Graphics para a América Latina:
“É preciso entender se o equipamento atende
às necessidades da empresa, como aplicações,
produtividade, características técnicas, possibilidade
de revenda, upgrade, entre outros.”
Osvaldo Cristo, pre-sales specialist for Latin America
da HP:
“Com esse decréscimo de custos de impressão de
páginas individuais, certas tiragens curtas, que
costumeiramente eram impressas com tecnologia
convencional, passaram a ser produzidas utilizando
tecnologia digital.”
técnicas, possibilidade de revenda, upgrade, entre outros”, orienta o gerente de
marketing da Agfa Graphics para a América Latina.
Num mercado cada vez mais competitivo o cliente final está cada vez mais
exigente com prazo de entrega e qualidade do trabalho. “O equipamento de
impressão digital tem como objetivo proporcionar melhores resultados num
prazo menor. Então é muito importante saber se esses equipamentos possuem
representação nacional, suporte técnico, peças de reposição, e qual a garantia
do equipamento e do sistema de impressão. E no caso dos equipamentos jato
de tinta, as cabeças de impressão”, explica Nunes.
Cristo diz que como quase todo tipo de máquina de produção, máquinas com
capacidades maiores de produção são, usualmente, as que conseguem produzir
unidades com preços individuais menores, mas que para serem amortizadas,
necessitam de volume adequado de produção. “Como quase tudo na vida, a deci-
são do gráfico deverá considerar fortemente o custo unitário e o volume estima-
do de produção para criar seu plano de negócios, o que usualmente não é uma
tarefa fácil de executar”, avalia o pre-sales specialist for Latin America da HP.
É importante que o empresário gráfico verifique a demanda que pretende pro-
duzir com um equipamento digital e qual o tipo de impresso que irá realizar,
para adquirir o equipamento correto. “É muito comum que gráficos que não
têm conhecimento da tecnologia eletrofotográfica (impressão a toner) criem
expectativas que nem sempre alguns equipamentos irão atender, principal-
mente, se adquirir equipamentos que têm como finalidade atender o mercado
corporativo ou adquirem equipamentos que em qualidade de impressão aten-
dem suas expectativas, mas em volume de impressão não atende a demanda