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GRAPHPRINT AGO 13
Tendências
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Elas estão, também, ganhando a guerra por
talentos: a Bainmediu por meio do employee
Net Promoter Score (eNPS) – um indicador
globalmente utilizado que avalia a lealdade
e entusiasmo dos colaboradores – que as
empresas mais inovadoras têm um eNPS
23, enquanto o restante ficou com nota -56.
“De uma maneira prática, o sucesso da
inovação vem do foco de uma organi-
zação em atingir metas, aderindo-o a
práticas sólidas de gestão e tomadas de
decisões rápidas e efetivas. Inovação é
um fator complexo que deve ser levado a
cabo assim como os outros processos de
uma empresa: com liderança, gerencia-
mento, alinhamento e replicabilidade. Não
é, no entanto, um processo linear e lógico.
Estratégia –
definir objetivos convincentes e prioridades de investimento: metas claras e específicas com um modelo que cubra
tanto as inovações do dia a dia como aquelas que possam quebrar paradigmas. Alinhamento estratégico nos objetivos, prioridade nos
investimentos e gerenciamento de riscos.
Organização –
construir uma organização inovadora e uma cultura
colaborativa: empresa que fomenta a inovação com parcerias entre
pessoas criativas e executivos de negócios, tanto dentro como fora
da organização. Estrutura, funções e processos de decisão que esti-
mulam a inovação. Favorecer uma cultura organizacional que valori-
za, dá apoio e recompensa a inovação.
Geração e desenvolvimento de ideias –
criar novas ofertas lucra-
tivas: desenvolvimento regular de novas ideias em todos os aspec-
tos da experiência do consumidor. Visualização total da ideia e seu
desenvolvimento com identificação, priorização e criação de projeto.
Realizar protótipos e testar a inovação.
Gerenciamento de portfólio –
melhorar tamanho, formato e velocidade do portfólio de inovação: gerenciamento e monitoramento
efetivo do portfólio do projeto, incluindo o estabelecimento de barreiras e desafios, avaliação da velocidade de execução e finalização
dos projetos no tempo correto. Gerenciamento efetivo dos projetos individuais, aprendendo com os erros do passado.
Escala –
reforçar testes, aprendizados e escalas: alocação de recursos para lançamentos no tamanho exato da oportunidade pro-
posta. Realizar feedbacks, incluindo correção de caminhos traçados, quando necessário, e ampliar esforços pós-lançamento para
dar apoio aos projetos.
As empresas precisam cultivar tanto a ra-
cionalidade como a criatividade para que
os sistemas de inovação possam superar
a concorrência na criação de novos pro-
dutos e serviços”, comenta Alfredo Pinto,
sócio da Bain & Company no Brasil.
Fidúcia
A confiança dos executivos em seus ne-
gócios também pôde ser medida pelo
estudo. Quase todos os entrevistados de
empresas “top performance” afirmaram
que conseguem chegar ou ultrapassam as
metas de inovação; possuem um modelo
vencedor e replicável para inovação que
pode ser implantado em diferentes regi-
ões do mundo e categorias de produtos;
atualmente têm projetos que irão chegar
ou ultrapassar as metas financeiras de
inovação; e estão preparados, por conta
da inovação aplicada, para quebras ou
quedas no mercado em que atuam.
Muitos executivos ainda tratam a inova-
ção como uma caixa-preta, ou algo que
poucos profissionais conseguem execu-
tar. Mas a pesquisa da Bain & Company
não perguntou somente sobre a perfor-
mance geral das empresas, mas também
questionou as capacidades essenciais
para um modelo de inovação de sucesso.
As empresas com melhores resultados
contam com uma abordagem sistemática,
e não procuram somente encontrar pes-
soas que possam ser inovadoras.
De acordo com o estudo, conheça os cinco fatores para o sucesso