Page 59 - 134

Basic HTML Version

GRAPHPRINT JUL 13
Tendências
59
Em 2012, profissionais do marketing e varejistas gastaram US$
6,7 bilhões em mobile marketing. O gasto total para mobile ma-
rketing foi calculado com mobile advertising, resposta direta mo-
bile ou mídia tradicional avançada, e também como CRM mobile.
Gastos somados nas três categorias vão aumentar para US$19,8
bilhões até 2015. Somente o mobile advertising (incluindo voz,
mensagens de texto, web, email, proximidade e reconhecimento
de apps) está previsto para subir para US$9,2 bilhões nos próxi-
mos cinco anos.
O estudo avaliou as despesas com mobile marketing por 16 gru-
pos da indústria: finanças, varejo e fábrica foram as três maiores
indústrias, resultando em US$3 bilhões, ou quase metade das des-
pesas totais em mobile em 2012. Surpreendentemente, as indús-
trias que mais gastaram em mobile marketing e propaganda tam-
bém representam os maiores mercados de trabalho para mobile.
Para demonstrar ainda mais a efetividade do mobile como uma
ferramenta de comunicação e marketing, a Taxa de Impacto de
Marketing foi calculada medindo o impacto de vendas mobile con-
tra a despesa de marketing. Em 2012, a taxa chegou a um pico de
US$ 20,77 bilhões.
“Enquanto o valor econômico do mobile é o coração desse estu-
do, o mobile está também inspirando a indústria a repensar suas
ações para um mundo que não é mais estático. Pessoas confiam
mais em seus dispositivos móveis, elas vão se tornar co-criadoras
no processo de marketing e controlar os contextos e conteúdos
das experiências das marcas”, diz Plummer.
“A influência do mobile vai muito além do ‘device’. É um catali-
sador suplementando o crescimento e a receita de todos os ou-
tros meios, tradicionais e digitais. Atualmente, o mobile está em
um momento crítico, de divisor de águas. Não é só que o mobile
é grande e continuará sendo, mas ele engatilhou uma economia
crescente que redefine toda a indústria do marketing. Restringir
seu desenvolvimento com excesso de regulamentação iria causar
danos irreparáveis e reverter o progresso”, diz Stuart
Google, mBlox, The Coca-Cola Company, ExactTarget e Target cola-
boraram subscrevendo a pesquisa para o “MMA Mobile Marketing
Economic Impact Study.”
Metodologia
O estudo “MMA Mobile Marketing Economic Impact Study” mede
o tamanho do gasto em mobile marketing nos EUA e também o
seu impacto nas vendas e empregabilidade. O impacto econômi-
co do mobile marketing foi calculado classificando a economia
americana em 16 grupos da indústria baseando-se no sistema de
classificação da North American Industry Classification System.
Deste ponto, um modelo econométrico foi aplicado e comparou
os números dos gastos dessas indústrias em três categorias prin-
cipais de mobile marketing com seus números de investimentos.
Todos esses investimentos foram correlacionados com a taxa de
aumento de vendas alcançada por cada indústria para determinar
a participação no total das vendas e na empregabilidade de cada
setor, atribuíveis a cada categoria de investimento, especialmente
o mobile marketing.
Focando nos próximos cinco anos, o mobile deve gerar mais 1.4
milhões de empregos. Para adentrar no potencial do mobile no
ecossistema de marketing, investimentos em mobile marketing foram
medidos pela categoria da indústria