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GRAPHPRINT JUN 13
Tintas - Offset/Digital
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Parceria entRe Ricoh e Heidelberg evidencia insumos também
Manuel Antonio Maria, supervisor de
produto para impressão digital da
Heidelberg: “Atualmente há vários
compostos, habitualmente utilizados
em offset, que agora podem ser
utilizados também para pequenas
demandas de produção.”
Para Manuel Antonio Maria, supervisor de produto para impressão digital da Heidelberg, a im-
pressão digital trouxe novas demandas para a formulação da tintas de forma tímida ainda, com
foco na produtividade, custo e segurança das informações. “Atualmente há vários compostos,
habitualmente utilizados em offset, que agora podem ser utilizados também para pequenas
demandas de produção. Por isso, as empresas estão alocando recursos em pesquisa e desen-
volvimento no sentido de atender as demandas”, fala Antonio Maria.
Com a tecnologia Ricoh de toner Px, que consiste em partículas menores e mais uniformes, de
acordo com Antonio Maria, as imagens saem mais nítidas e com aspecto bem mais próximo ao
offset, uma vez que não há incidência de óleo na fusão.
Entre os novos produtos ecologicamente corretos da Heidelberg é possível citar os secado-
res DryStar, o sistema de controle de temperatura de rolaria de tinta CombiStar e o gabinete
para os compressores de ar AirStar, que, de acordo com Antonio Maria, propiciam menor
consumo de energia.
Quando o tema se volta à impressão digital que utiliza toner em pó, a preocupação da Ricoh
é apresentar cuidados essenciais para que a produção ocorra da forma mais sustentável
possível. “A Ricoh atende aos requerimentos Blue Angel, que é a primeira certificação am-
biental do mundo e segue os padrões de emissão de ozônio, poeira e componentes orgâni-
cos voláteis”, completa.
Toyo compra fabricante belga de tintas UV
Katsumi Kitagawa, presidente da Toyo Ink SC Holdings Co., Ltd.,
anunciou recentemente a aquisição de todas as ações em circu-
lação da Arets International NV, uma empresa holding do Grupo
Arets, fabricante belga de tintas UV, localizada em Niel, na provín-
cia belga de Antuérpia.
A Toyo Ink Group busca estratégias de crescimento simultâneas
fundamentada em dois pilares: desenvolvimento de uma cadeia
de suprimentos, expansão das vendas e criar bases de produção
na Ásia; o segundo pilar é a expansão das vendas por meio da
introdução de novas formas de utilizar os produtos existentes e
criar uma demanda sustentável no Japão e nos países ocidentais.
O Grupo Arets, que se tornou uma subsidiária da companhia, por
meio da aquisição de ações, localiza-se na Bélgica com fábrica
e comercialização de tintas de cura UV. A Toyo identificou que o
Grupo Arets estabeleceu redes de vendas não só nos países oci-
dentais, mas criou uma linha de produtos que atendem a uma
ampla gama de necessidades.
De acordo com a Toyo, as tintas de cura UV ainda são produtos de
nicho em termos de escala. A aposta é que o produto ganhe mais
espaço e permita a entrada de em novos segmentos.