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Tintas - Offset/Digital
GRAPHPRINT JUN 13
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Os novos desenvolvimentos permitem hoje produtos com custos
próximos aos das tintas de tecnologia convencional, “e com ex-
cepcional estabilidade e printabilidade. Os novos parâmetros de
análise de custos estão atrelados ao que chamamos de produtivi-
dade. Esta é a busca incansável do empresário gráfico”, aponta o
gerente industrial.
Marco Zorzetto, gerente industrial da Printcor: “Os novos parâmetros de
análise de custos estão atrelados ao que chamamos de produtividade.
Esta é a busca incansável do empresário gráfico.”
Atenta às oportunidades
Toyo
Sergio Pera, diretor comercial da Toyo: “Temos grandes planos de
crescimento para o mercado latino-americano. Com a construção
de nossa fábrica em Jundiaí, expandiremos o leque de produtos não
só para o segmento offset plana, mas também para o mercado de
flexíveis, como flexografia e rotogravura.”
Desde o começo de suas atividades no Brasil, em 2010, a mul-
tinacional japonesa vem crescendo. Em 2012, consolidou parce-
rias não só no Brasil como em outros países da América Latina. O
Grupo Toyo Ink obteve um aumento de 32,4% no lucro em escala
mundial
Além das tintas comercializadas hoje, que, de acordo com Sergio
Pera, diretor comercial, apresentam diferenciais tanto em quesi-
tos de normatizações (Sony Green Partner, Óleos Vegetais, Reach,
RoHS, ISO 12647-2, 2846-1) como em reduções de custo e au-
mento de qualidade em máquina, a Toyo Ink apresenta seus ver-
nizes base água (brilho, semibrilho, fosco, semifosco e blister). A
fabricante japonesa conta com vernizes base água homologados
e certificados pela Isega, que aprova aplicação em superfícies de
substratos porosos em contato direto com alimentos.
“Temos grandes planos de crescimento para o mercado latino-
-americano. Com a construção de nossa fábrica em Jundiaí, ex-
pandiremos o leque de produtos não só para o segmento offset
plana, mas também para o mercado de flexíveis, como flexografia
e rotogravura e, futuramente, mercado automobilístico, com a fa-
bricação de polímeros com tecnologia de ponta”, adianta Pera
De acordo com o diretor comercial, há mais de uma década a
empresa fabrica tintas à base de óleos vegetais com 0% de VOC.
“Além das exigências das associações e da diretriz RoHS e norma
Reach, a Toyo Ink foi além, e após anos de pesquisa concluiu que
com a utilização de óleos vegetais reciclados e a redução para 0%
no uso de VOCs é possível se mensurar em até 35% as reduções
de emissão de CO2 se comparadas as tintas formuladas à base de
óleo de soja”, explica.
Em seu último balanço anual, a Toyo, somando as cinco maiores
fábricas no Japão, destinou R$ 12 milhões para proteção e preser-
vação ambiental.