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GRAPHPRINT JUN 13
Adesivos
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Adecol
Ótimas oportunidades instigam o
investimento
Alexandre Kiss II, diretor de marketing da Adecol: “Trabalhamos com
formulações sob medida para cada tipo de cliente, ou seja, é feita uma
análise técnica, visando descobrir quais as necessidades de colagem,
o que e como será unido e quais são as resistências almejadas.”
No ano passado, a Adecol teve um
aumento de 18% sobre a receita de 2011;
as vendas ao exterior representaram
7% do total. Em 2013, a expectativa é
faturar R$ 98 milhões
“Esperamos obter um crescimento de 22% na receita neste ano,
em que iremos investir R$ 5 milhões para desenvolver novos pro-
dutos e elevar nossa participação no mercado internacional”, fala
Alexandre Kiss II, diretor de marketing da Adecol. .
A empresa possui a linha premium Performelt, que apresenta for-
mulações com a tecnologia dos polímeros de metaloceno. Além da
economia, outra vantagem desse produto é o baixíssimo nível de oxi-
dação. “Essa característica torna as manutenções menos frequentes
e necessárias, pois o adesivo mantém o coleiro sempre limpo e sem
carbonizações corriqueiras. Assim, além do ganho de volume e do
poder de colagem superior, ainda possui ganhos na diminuição de
custos de manutenção e peças de reposição”, fala Kiss II.
Kiss II destaca também o PUR para colagem de lombada de livro.
“É a mais nova tecnologia de adesão do mercado que reage com a
umidade do ar, oferecendo uma colagem extremamente resistente
e flexível, ideal para livros que necessitem apresentar longa vida
útil”, avisa.
A Adecol já desenvolve produtos voltados unicamente para im-
pressão digital. “Trabalhamos com formulações sob medida para
cada tipo de cliente, ou seja, é feita uma análise técnica, visando
descobrir quais as necessidades de colagem, o que e como será
unido e quais são as resistências almejadas. Serão realizados di-
versos testes de aderência nos substratos, para então podermos
indicar o produto específico para cada situação. No caso da im-
pressão digital não é diferente; a partir desta série de análises é
criado um adesivo único para a aplicação”, explica Kiss II.
A tecnologia dos polímeros de metaloceno oferece densidade me-
nor do que os adesivos EVA e por isso leva a um ganho de 15%
em seu volume em relação ao peso quando comparada aos adesi-
vos EVA. “Além disso, seu poder de colagem superior faz com que
quantidades menores de adesivo apresentem colagem igual ou
superior quando comparadas com adesivos EVA. No caso do PUR,
o adesivo sofre uma reação química com a umidade do ar, tornan-
do-se um produto não reativável. Isso oferece uma durabilidade
maior na aderência do produto, ideal para colagens de livros”, diz.
Hoje, a Adecol tem nove linhas diferentes de adesivos: hotmelt,
caseína, PUD, PUR, PVA, acrílica, vegetal, animal e sintética. “São
mais de 500 formulações diferentes que são feitas para diversos
substratos e aplicações. A Adecol iniciou sua história fabricando
adesivos para a indústria gráfica. O mercado de adesivos indus-
triais está com oportunidades boas, pois as empresas que usavam
grampo, prego, filme stretch e fita adesiva veem o adesivo como
uma solução bem mais econômica e eficaz para sua linha de pro-
dução”, observa o diretor de marketing.