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Tendências
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de compra, sendo que 80% deles, nos países em desenvolvimento,
e 63%, em países desenvolvidos, declararam que a internet é im-
portante ou muito importante.
No entanto, canais como mídias sociais, aplicativos de celulares
e quiosques dentro das lojas estão se tornando mais populares
como canais de varejo alternativos.
Os compradores digitais aumentam significativamente em pa-
íses em desenvolvimento. A tendência é que esse modelo de
compra supere rapidamente a infraestrutura do varejo tradicio-
nal de mercados maduros. A maioria dos consumidores da Índia
(72%) e da China (69%) compram mais produtos em uma única
transação on-line do que em uma loja física, contra apenas 31%
dos americanos.
O varejo como conhecemos vai mudar. Mais da metade dos consu-
midores em mercados maduros e em desenvolvimento disse acre-
ditar que até 2020 as lojas físicas se tornarão apenas showrooms
de produtos que poderão ser selecionados e encomendados.
Gasto no ambiente digital será maior
Os compradores digitais gastarão mais. Ainda que
73% dos consumidores acreditem que os preços
sejam mais baixos em lojas virtuais do que nas fí-
sicas, 56% deles gastam mais em uma loja física
se tiverem realizado pesquisas prévias sobre o pro-
duto em canais digitais.
Não existe um perfil de comprador digital, mas as
mulheres são mais comprometidas. Padrões de
comportamento estão ligados a diversos fatores,
como idade, sexo, categoria de produto, estágio do
processo e maturidade do mercado. Pelo estudo,
55% das mulheres são mais comprometidas quan-
do fazem compras em meios digitais do que os ho-
mens (44%).
Experiências personalizadas podem ajudar as ven-
das: 61% dos consumidores disseram que querem
que as lojas on-line se lembrem de seus históricos para agilizar as
compras, mas só 41% querem ser identificados via smartphone ao
entrar em uma loja física.
A pesquisa da Capgemini identifica seis perfis de consumidores
que usam canais digitais de diferentes formas durante o processo
de compra:
- Compradores digitais sociais (25%): têm menos de 35 anos, são
fortes usuários de mídias sociais e querem compartilhar opiniões
e experiências em canais digitais. Também são usuários ativos de
celulares e aplicativos para pagar produtos e procurar itens.
- Viciados em compras digitais (18%): pioneiros e experimenta-
dores, são os maiores compradores entre os seis perfis e usam
ativamente canais digitais, tais como aplicativos de smartphones
e tecnologias dentro da loja. Os homens compram muito usando
canais digitais, mas se preocupam menos que as mulheres em
estabelecer um diálogo com as empresas.
- Compradores virtuais ocasionais (16%): 56% do grupo têm mais
de 45 anos. Fazem compras on-line com pouca frequência, mas,
quando o fazem, usam os canais digitais principalmente para es-
colher e comparar produtos e rastrear as entregas.
- Compradores virtuais racionais (15%): formam o segundo
perfil mais ativo de compradores on-line, sendo a internet o
canal preferencial durante o processo de compra, mas não se
interessam muito por mídias sociais nem por aplicativos de
compra para celulares.
- Interessados em preço (13%): preocupam-se com o preço, não
gostam muito de fazer compras na internet e são, na maioria, mu-
lheres (63%). Fazem compras on-line principalmente para encon-
trar o melhor preço para produtos que já sabem que querem.
- Compradores tecnologicamente inseguros (13%): a maioria de
jovens e adultos sente-se insegura no uso de canais e aparelhos
digitais, não os considerando relevantes para a compra.