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TENDÊNCIAS
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A Capgemini, uma das principais provedoras de serviços de con-
sultoria, terceirização e tecnologia do mundo, anunciou recente-
mente o estudo global “Digital Shoppers Relevancy”, que aponta
mudanças significativas e a rápida inovação dos canais de varejo
tradicionais e eletrônicos, de acordo com a preferência dos con-
sumidores.
A pesquisa ouviu 16 mil consumidores digitais em 16 mercados,
entre países maduros, como Reino Unido, Alemanha e Estados
Unidos, e em desenvolvimento, incluindo Brasil, China, Índia, Rús-
sia e México.
O relatório mostra que os consumidores não são fiéis a um úni-
co canal e esperam uma integração entre lojas on-line, mídias
sociais, soluções móveis e lojas físicas. 60% dos respondentes
declararam que esperam que a convergência dos canais se torne
uma regra até 2014, quando a experiência de compra unificada
será comum. No entanto, isso será um desafio, já que mais da
metade dos consumidores disse que a forma como os varejistas,
em sua maioria, posicionam-se atualmente nos diversos canais
não é consistente.
O Brasil está na lista dos países que detêm uma evolução mais
significativa em consumo por meio de canais digitais, junto com
Brasil supera mercados maduros em
consumo por meio de novos canais
Estudo revela que os países em desenvolvimento estão à frente em compras digitais
e que as lojas físicas poderão se tornar meros showrooms até 2020
China, Índia, México, Turquia e Rússia, confirmando que os países
em desenvolvimento têm avançado mais rápido nesses processos
do que as economias tradicionais.
Os consumidores estão mais inclinados a usar canais digitais ao
comprar produtos eletrônicos de alto valor, em comparação com
outras categorias (eletrônicos comuns, moda, alimentação, ma-
teriais de construção, saúde e cuidados pessoais). Em todos os
países, 54% dos entrevistados realizaram compras on-line de
eletrônicos nos últimos seis meses. Essa categoria é dominada
por viciados em compras digitais e compradores digitais sociais,
e 59% dos consumidores digitais nessa categoria são homens.
“Mais de 2/3 dos clientes digitais no Brasil, Índia, México, China e
Turquia disseram que estão interessados em conhecer novos pro-
dutos nas redes sociais e blogs. Isso significa também que exis-
tem grandes oportunidades para os investimentos no mercado de
varejo e empresas de bens de consumo no Brasil”, comenta José
Luiz Rossi, CEO da Capgemini no Brasil.
As principais conclusões do estudo
A internet continua sendo o canal dominante. Para os consumido-
res digitais, o website é o canal mais importante em um processo