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EVENTO
GRAPHPRINT NOV 12
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Dieter Brandt, atual presidente da Afeigraf para a gestão 2012-
2014, durante o discurso de abertura, enfatizou o excelente cená-
rio econômico pelo qual passa o Brasil: “Estamos em uma época
de muita bonança, tanto na área econômica, de avanços tecnoló-
gicos, de grandes eventos e também de uma indústria forte, unida
e organizada. Este é o momento. Vamos consolidar a nossa força
e mostrar nossa liderança para todo o mercado nacional e inter-
nacional.”
O presidente da Afeigraf destacou que a conferência deu acesso a infor-
mações importantes. “É um evento que traz conhecimento e pessoas de
alto nível e, além disso, é uma preparação para a ExpoPrint Latin Ameri-
ca”, completou. Na opinião de Ismael Guarnelli, diretor da APS Feiras &
Eventos, empresa organizadora da Trends of Print e dos eventos ExpoPrint
Latin America 2014, ExpoPrint Digital 2013 e FESPA Brasil 2013, a Trends
of Print revelou-se um evento importante para que o profissional gráfico
possa se planejar e conhecer novas soluções em um mundo em mutação,
mudanças plenas e profundas tanto em relação a equipamento, quanto
ao mercado. “Esse é o sucesso do evento: saber transformar desafios em
oportunidades ao formar uma indústria gráfica unida em volta do com-
partilhamento de informações e principalmente de soluções”, falou.
A maioria dos palestrantes, salvo raras palestras focadas em assuntos
comerciais, mostrou como lidar com os novos tempos. As apresentações
serviram para refletir como a indústria gráfica lidará com os novos subs-
tratos. Comprovou os sinais evidentes dos novos tempos, sejam assus-
tadores ou não.
É verdade que por um lado há gráficos que já navegam na onda da im-
pressão digital com louvor. Alguns descobriram que áreas como Tecnolo-
gia da Informação e designers de novos substratos resultam em demanda
Miríade de oportunidades pode
esbarrar na escassez de mão de obra
Idealizada pela Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos
para a Indústria Gráfica (Afeigraf), a Trends of Print Latin America 2012, realizada
de 20 a 21 de setembro, no WTC Convention Center, em São Paulo, deixou latente duas
certezas que, durante o evento, se tornaram absolutas: há um mar, por enquanto
infinito, de oportunidades em relação à impressão digital e a escassez de mão de
obra (especializada) pode comprometer sua evolução
de impressão. E que, quando bem instruídas, podem, inclusive, fidelizar
o cliente.
Péricles Augusto de Cenço, diretor de operações do Grupo RBS, que par-
ticipou da concepção, implantação e instalação do parque gráfico Jayme
Sirotsky, considerado um dos mais modernos da América Latina, por meio
da palestra “Um caso de sucesso no Sul do Brasil” evidenciou que é no
papel impresso que se difunde o presente do conglomerado. “Nos EUA, o
processo de digitalização está mais acelerado; no Brasil é impossível não
investir no papel. Definitivamente é o papel que traz os leitores, constroi
uma marca sólida e com identificação. A comunicação impressa garante
o volume de acessos na internet. Na rede nem tudo é relevante e verda-
deiro. O papel é um ativo importante que leva o leitor para a internet e traz
credibilidade aos diferentes meios”, falou de Cenço.
O diretor de operações do Grupo RBS disse ainda que o jornal Zero Hora,
nos últimos dez anos, cresce 1% ao ano. “Nos jornais populares as osci-
lações são maiores. Sabemos, porém, que o negócio tem limite, mas até
agora temos obtido sucesso”, completou.
Na sequência, Fernando Alperowitch, diretor HP Indigo America Latina,
abordou o tema “Impressão digital: fazendo história de novo?”. Alperowi-
tch começou a apresentação mostrando que em qualquer lançamento há
os pioneiros, que apostam fortemente, e as pessoas mais pragmáticas,
que preferem ver todo mundo comprando para depois investir naquilo
que já não é tão novidade.
Baseando sua palestra em três pilares – globalização, inovação e susten-
tabilidade –, ele defendeu que agora a impressão é sob demanda para
todos e grande parte dos compradores querem produtos sustentáveis. “A
indústria está sendo redefinida. Há um dado que mostra a transformação
e o crescimento do mundo gráfico em todas as páginas vendidas versus o