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PESQUISA
GRAPHPRINT SET 12
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Correspondência física é a
preferida dos consumidores
Relatório divulgado pela Pitney Bowes
Semco indica que a correspondência física
ainda é o meio de comunicação preferido
dos consumidores
A pesquisa também ilustra que, embora os consumidores utilizem regularmente ca-
nais de comunicações digitais, como e-mail e mensagens de texto pelo celular, a
correspondência física ainda é o canal preferido para muitos tipos de comunicações.
Quase 95% dos entrevistados abrem regularmente a correspondência física, tais
como cartas e pacotes. Os consumidores preferem receber correspondências físicas
ao invés de e-mail, telefonemas ou mensagens de texto, independentemente do con-
teúdo, com destaque para catálogos, transacionais (faturas) e itens promocionais.
Correspondências físicas são preferidas ao correio eletrônico, pois são considera-
das seguras, privadas e confidenciais. Correspondências físicas geralmente são
percebidas por serem provenientes de uma fonte confiável.
O estudo também revela as preferências, atitudes e comportamentos do consumi-
dor relacionados à recepção da correspondência física, com ênfase na determina-
ção de quais fatores aumentam a probabilidade de um envelope ser aberto.
Os participantes do estudo foram convidados a imaginar que eles estavam classifi-
cando, por meio dos envelopes, as suas próprias correspondências e a escolherem
a que eles iriam abrir em primeiro lugar. Os resultados do inquérito indicam que
determinados fatores, especialmente mensagens coloridas, melhoram significati-
vamente as taxas de abertura de um envelope.
O uso de título colorido e imagem aumentam a chance de abertura de um enve-
lope no local de trabalho em 23%, em comparação com o mesmo envelope sem
título ou gráficos.
Já 44% dos participantes da pesquisa observam a parte de trás do en-
velope quando recebem uma correspondência em casa ou no trabalho.
Segundo Julio Dantas, diretor da Pitney Bowes Semco, envelopes com
mensagens e imagens em cores têm maior índice de abertura. Se as
mensagens forem promocionais e personalizadas ou setorizadas este
índice cresce ainda mais. “É o que chamamos de transpromocional,
a inclusão de uma mensagem promocional em uma correspondência
transacional, como boletos e extratos”, explica Dantas.
Um aspecto favorável do uso do transpromocional como ferramenta
de marketing é a alta probabilidade de que a mensagem será vista. De
acordo com o estudo, 83% das pessoas abrem e leem imediatamente
sua correspondência, quando ela não é promocional e parece ser uma
fatura ou um comunicado importante de uma empresa com a qual
tenham um relacionamento existente. Isso eleva a
efetividade de uma campanha de marketing utili-
zando esta ferramenta. Os índices de retorno che-
gam a aproximadamente 30%.
Uma vez implementado o transpromocional e o
envelope no mix de marketing, a empresa é capaz
de obter um maior índice de retorno. “Essa é uma
oportunidade de marketing e de cross selling extre-
mamente valiosa e praticamente livre de custos”,
destaca Dantas.
O estudo foi realizado pela empresa de pesquisa
independente Leflein Associates e contou com a
participação de consumidores americanos.
Adicionando um título colorido e uma imagem na parte da
frente de um envelope aumenta sua taxa de abertura em 69%
em comparação com o mesmo envelope sem título ou imagem.
De acordo com o estudo, 83% das pessoas abrem e
leem imediatamente sua correspondência, quando
ela não é promocional e parece ser uma fatura ou um
comunicado importante de uma empresa com a qual
tenham um relacionamento existente. Isso eleva a
efetividade de uma campanha de marketing utilizando
esta ferramenta. Os índices de retorno chegam a
aproximadamente 30%.