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PESQUISA
GRAPHPRINT SET 12
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Encomendada pela Associação Brasileira de Difusão do Livro
(ABDL), Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro (AEL),
Associação Nacional de Livrarias (ANL), Câmara Brasileira do Livro
(CBL) e Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), a pesquisa LOF – O
Livro no orçamento familiar baseia-se na pesquisa de orçamentos
familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo, que envolve os anos de 2008 e 2009, tem como pes-
quisador responsável o professor KaizôIwakami Beltrão, PhD em
estatísticas pela Princetoon University New Jersey (EUA) em 1982.
O estudo havia sido realizado em 2002 e 2003.
O valor gasto com livros didáticos – adquiridos de forma monetá-
ria e não monetária – representou 24,5% no biênio.
O valor gasto com livros didáticos – adquiridos de forma mone-
tária e não monetária –e técnicos em 2008 e 2009 representou
24,5% do total de gastos. As bancas de jornais continuam sen-
Pesquisa revela que revistas e jornais
são os itens preferenciais
O estudo constatou que
em 2008 e 2009 houve
diminuição da proporção de
domicílios que adquiriram
algum material de leitura
(são considerados como
material de leitura jornais,
revistas, fotocópias,
apostilas, bibliotecas,
livros religiosos, livros não
didáticos, didáticos, técnicos
e dicionários) para 36,16%.
Em 2002 e 2003, 41% dos
domicílios adquiriram algum
material de leitura
do o local privilegiado para a aquisição de revistas, com 54% de
participação entre 2008 a 2009. Em 2002 e 2003, os vendedores
porta a porta canalizavam 45% do valor envolvido na venda de
livros religiosos, seguidos pelas livrarias com 27% e pelas igrejas,
com pouco mais de 10%. Já em 2008 e 2009, os valores foram
respectivamente 23%, 12% e 40%, mostrando uma modificação
na estrutura de venda/distribuição do livro religioso.
As livrarias permanecem o canal preferencial para a compra de
livros não didáticos, com 74% em 2008 e 2009; a venda porta a
porta vem em2º lugar com 8%, papelarias com 6%. As livrarias
constituíram o canal de venda preferencial de livros técnicos com
quase 65% do valor gasto em 2008 e 2008.
O valor médio anual gasto por família com a compra de todos os
tipos de material de leitura era, em 2002 e 2003, de pouco menos
de R$160,00. Seis anos depois, o valor caiu para R$ 130,00.