Page 53 - 124

Basic HTML Version

CENÁRIO
GRAPHPRINT AGO 12
53
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-Livro e realizada
pelo Ibope Inteligência, revelou em sua 3ª edição novidades e dados inéditos, como um
perfil detalhado dos leitores de livros digitais, além de informações sobre usuários da
internet em geral.
A penetração da leitura de livros digitais resulta em 5% dos entrevistados, o que re-
presenta 9,5 milhões de adeptos. Deste número, a maioria é do sexo feminino, cursou
ensino superior e tem idade entre 18 e 24 anos. Dividindo por região, registra-se que a
maior parte desses leitores se concentra na Região Centro-Oeste com 9%, seguida da
Sudeste com 6%, Sul e Norte com 5% cada e Nordeste com 4%. Quando abordamos
classes sociais, a classe A aparece como maior consumidora de livros digitais com
21%, seguida da B, com 11%, e da C, ainda com apenas 4%.
Pesquisa revela a relação dos
brasileiros com os livros digitais
Retratos da Leitura no Brasil mostra que a maioria dos
entrevistados acredita que o livro impresso nunca vai acabar
Apesar da crescente ascensão dos tablets, a pesquisa aponta
que os chamados e-books ainda não são muito populares entre
os leitores brasileiros, uma vez que 82% afirmam nunca ter lido
um. Porém, desmembrando entre os que tiveram acesso de quem
não teve, há dados que demonstram otimismo em relação ao novo
meio de leitura. Segundo a apuração, 45% dos entrevistados ale-
garam nunca terem ouvido falar em e-books; em contrapartida,
outros 25% representam pessoas que não ouviram falar, mas que
gostariam de conhecer, e 30% mostram que já escutaram algo
sobre os livros digitais.
A prova desse otimismo está também na avaliação do contato com
os livros digitais: gostou muito lidera com 54%; gostou um pouco
foi representado por 40%; e apenas 6% falaram que não gostaram
da experiência. Além disso, quando perguntado se poderiam vir a
usufruir da tecnologia de livros digitais, 48% responderam que sim.
Outro dado que mostra grandes possibilidades quanto à penetra-
ção dos livros digitais no cotidiano do brasileiro é a média re-
gistrada entre as faixas etárias mais jovens. Entre 11 e 13 anos
registrou-se o mesmo percentual total de uso, de 5%. Já entre os
entrevistados de 14 e 17 anos este patamar ficou em 7% e de 18
a 24 anos, a melhor média, de 12%.
Livros digitais x impressos
Em relação aos livros digitais e impressos, o estudo do IPL mos-
tra que a maioria (52%) acredita que os livros impressos nunca
vão acabar e irão conviver igualmente com os livros digitais; em
seguida, 17% acredita que os impressos vão continuar, mas em
pequenas edições/números; 7% afirma que é uma questão de
tempo para que os livros no papel deixem de ser publicados; e
outros 7% constatam que os digitais serão sempre para poucos
interessados. Entre os livros comprados nos últimos 3 meses, em
primeiro lugar aparecem os livros em geral, incluindo os digitais.
E neste índice se excluem os didáticos e os de literatura indicados
pela escola.
Internet
O uso da internet entre os brasileiros – que pode ter relação direta
com a adesão aos e-books – também foi mote da pesquisa. Entre
os entrevistados, 54% não acessam a internet, 18% navegam to-
dos os dias, 15% algumas vezes na semana, e 7% e 6% afirmam
acessar raramente e uma vez por semana, respectivamente. O total
de penetração na internet é de 45% dos entrevistados, que repre-
senta um número de 81,4 milhões de pessoas. Os que mais utilizam
têm entre 18 e 29 anos e os que menos acessam têm mais de 50
anos, sendo que a maioria dos usuários de concentra no Sudeste
(46%), seguido do Nordeste (24%), Sul (15%) e Norte (14%).
O uso que se faz da internet também foi revelado. A maior parte,
com 58%, afirma que utiliza para recreação ou entretenimento;
40% para trabalhos escolares, estudo ou pesquisa; 42% para tro-
car mensagens e conhecer pessoas; 25% para o trabalho; 18%
para pesquisas cultural, científica, saúde etc.; 19% para atualiza-
ção profissional; e, por fim, 7% para baixar ou ler livros. Do total,
24% acessam sites e redes sociais sobre livros/leitura.