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GRAPHPRINT AGO 12
Acabamentos Gráficos
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A primeira amostra de fragrância microencapsulada foi produzi-
da em Chattanooga, no início dos anos 70, nos Estados Unidos,
usando cápsulas produzidas pela Eurand. Na Ásia, na América e
na Europa os grandes desse segmento desejam colocar dentro
das microcápsulas diferentes produtos, superando obstáculos
técnicos como velocidade de impressão das máquinas, número
de cores, resistência das membranas continentes e afinidade com
diferentes conteúdos.
Como em qualquer atividade, a competição gerou uma acentuada
especialização. Temos fabricantes especializados emmicroencap-
sular produtos industriais, outros apenas perfumes, outros cristais
líquidos, sendo que o grande filão ainda é o papel autocopiativo.
A Croma possui um banco com cerca de 20 mil aromas e desen-
volve identidade olfativa de marca para as empresas que quise-
rem ter o seu logo olfativo. Muitas das tecnologias utilizadas fo-
ram desenvolvidas pela própria empresa, que sempre se atualiza
no exterior. A aplicação é simples: basta enviar a essência do per-
fume do cliente ou solicitar amostras de essências desenvolvidas
pela Croma, como café, chocolate, pizza, florais como rosa, lírio,
violeta, frutas como limão, laranja, pêssego, aromas de floresta,
ar puro,cachoeira, mar, terra molhada, entre muitos outros. Essas
essências são microencapsuladas. Dessas microcápsulas fazem-
-se diversas tintas para aplicação em offset, flexo e serigrafia, que
serão aplicadas nos impressos em folhas antes do acabamento.
“Muitas pesquisas já foram feitas comprovando a eficácia da
exploração dos sentidos dos consumidores. Poder sentir, tocar e
cheirar dá novas dimensões a trabalhos impressos. A aplicação
de microencapsulados diferencia qualquer trabalho. É um novo
conceito de comunicação”, informa Vanice.
Ninian Richardson , diretor UvPack:
“O Promotion 3D traz ao impresso o efeito 3D sem
a utilização de óculos. Essa tecnologia de impressão
e verniz UV é impressa em plástico comum e o
efeito é percebido abaixo e acima do impresso.
O Micromotion, verniz URV alto brilho com alta
camada, é aplicado para simular um microrrelevo,
e com a variação do ângulo de visão, a luz refletida
cria a ilusão de movimento.”
Vanice Cecilia Zanoni, diretora da Croma:
“Nosso diferencial está nos produtos que
são aplicados. A Croma tem muitos produtos
diferenciados, além da aplicação de aroma no
papel. Outras empresas do setor também podem
se diferenciar aplicando nossas tintas e vernizes
especiais.”