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Acabamentos Gráficos
GRAPHPRINT AGO 12
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sobre os adesivos convencionais que, por não apresentarem essa
propriedade, causam o fenômeno delaminação principalmente
nos materiais impressos em sistema digital, cujos aditivos pre-
sentes na tinta tendem a demorar mais tempo para migrarem da
superfície impressa”, detalha Richardson.
Inéditas tecnologias
A UvPack lançou recentemente, com exclusividade, dois acaba-
mentos: o Promotion 3D e o Micromotion. “O Promotion 3D traz ao
impresso o efeito 3D sem a utilização de óculos. Essa tecnologia
de impressão e verniz UV é impressa em plástico comum e o efeito
é percebido abaixo e acima do impresso. O Micromotion, verniz
Bernardo Senatro Neto, diretor da Bergraf:
“A Bergraf sempre contou com a melhor tecnologia disponível no mundo em seu
parque gráfico. A empresa acredita que a alta tecnologia, foco no cliente, preços e
prazos de entrega competitivos, somados ao excelente corpo operacional, são os
elementos primordiais para a diferenciação. Há três meses oferecemos serviços
de colagem de visor, a janela de acetato.”
A empresa está preparada para atender da
pequena à grande tiragem?
Bergraf
“Temos uma estrutura totalmente flexível capaz de atender
toda a demanda de nossos parceiros. Por isso, a Bergraf
atende gráficas que trabalham com pequenas, médias e
grandes tiragens sem nenhuma objeção a qualquer uma
delas”, fala Senatro Neto.
Croma
“Trabalhamos com meia folha logo então atendemos de pe-
quenas a médias tiragens. Podemos fornecer o produto para
aplicação em outros fornecedores também”, fala Vanice.
SP Solutions
“Sim, somos preparados para atender todos os tipos de
clientes. Hoje contamos com uma estrutura totalmente au-
tomatizada com máquinas que atendem todos os formatos
de impressão”, fala Santos.
UvPack
“Sim. Além da vasta experiência e conhecimento técnico, a
UvPack mantém equipamentos de primeira linha e equi-
pes qualificadas para atender de pequenas a grandes ti-
ragens”, fala Richardson.
URV alto brilho com alta camada, é aplicado para simular um mi-
crorrelevo, e com a variação do ângulo de visão, a luz refletida
cria a ilusão de movimento. No momento estamos no meio do pro-
cesso de divulgação desses lançamentos. Mesmo assim, devido à
filosofia de inovação, em breve o mercado receberá novidades”,
promete Richardson.
A Bergraf oferece um novo tipo de serviço ao mercado. “Há três
meses oferecemos serviços de colagem de visor, a janela de ace-
tato. Com a chegada de duas máquinas automáticas, a Bergraf
entra nesse nicho de mercado. Um dos melhores exemplos práti-
cos e inclusive um dos grandes diferenciais da Bergraf é que além
de fazermos UV localizado no processo serigráfico convencional
temos o processo de flexografia, que nos permite trabalhar com
a mesma camada de high gloss do processo serigráfico, porém a
uma velocidade de 7 mil folhas por hora em cada uma das quatro
linhas que possuímos”, destaca Senatro Neto.
Santos diz que a SP Solutions tem muitos produtos que agregam
valor aos impressos. “Porém, os desenvolvedores de agências de
publicidade ainda não conhecem e não têm suporte suficiente
para apresentarem esse tipo de solução para catálogos de pro-
dutos. Quando vencer essa barreira, tenho certeza que o leque de
acabamento gráfico irá se abrir muito”, fala o diretor comercial.
Vanice cita a combinação de duas tecnologias em um só produto
como lançamento: “Podemos ter o Aquamagic, o alto relevo em-
borrachado, e a raspadinha direto no papel, sem verniz UV ou la-
minação”, explica.
Histórico da microcápsula
A microcápsula foi criada por Barret K. Green, da NCR Corporation,
em 1947. Sua primeira aplicação comercial foi no papel autoco-
piativo para caixas registradoras.
Green estudava química dos colóides, quando criou as micro-
cápsulas com reservatório de membrana de gelatina que utiliza
uma técnica conhecida como coacervação. Essa tecnologia foi
comercializada como NCR (Non Carbon Required), o papel sem
carbono que é bem conhecido na indústria de formulários e cai-
xas registradoras.