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GRAPHPRINT AGO 12
Segmento Editorial
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A maior facilidade de acesso a cursos de nível superior e técnico e a
demanda do mercado por profissionais bem formados vêm alavancando
a performance desse segmento. O Censo da Educação Superior, divulgado
pelo MEC em 2011, por exemplo, mostra que, em dez anos, houve um
aumento de 110% no número de estudantes em cursos de graduação –
de 3 milhões para 6,5 milhões de brasileiros ingressaram nessa faixa de
ensino no período.
Valor
O valor do preço médio do livro vendido recua desde 2004, acumulando
declínio real médio de 44,7% até 2011. O novo levantamento “Produção
e Vendas do Setor Editorial Brasileiro”, com dados de 2011, revela que o
preço médio do livro, computados todos os gêneros, recuou 6,11% nas
vendas das editoras ao mercado, numa queda acumulada de 21,8% desde
2004. Descontada a inflação, significa decréscimo real no preço médio do
livro de 44,9% no período 2004-2011.
Em 2010, o preço médio do livro nas vendas ao mercado era R$ 12,94 e,
no ano passado, caiu para R$ 12,15. A desoneração do PIS e da Cofins
para os livros, medida que vigora desde 2004, somada com a economia de
escala alcançada com o aumento do número de livros produzidos, e a polí-
tica cambial, bem como a concorrência acirrada do mercado, permitiram a
permanência da tendência de redução no preço médio do livro.
Incluídos pela primeira vez na pesquisa do setor editorial, os títulos di-
gitais ainda não têm influência significativa nos números do setor. Mais
de 5.200 títulos em formato digital foram lançados em 2011. O número
equivale a aproximadamente 9% dos mais de 58 mil títulos lançados em
2011, entre primeiras edições e reimpressões. Em relação às vendas, o
total correspondente a um faturamento próximo de R$ 870 mil.
Em 2010, o preço médio do livro nas vendas ao mercado era R$
12,94 e, no ano passado, caiu para R$ 12,15.