Page 12 - 124

Basic HTML Version

GRAPHPRINT AGO 12
12
acontece
no mercado
Editoras brasileiras entram na elite mundial do livro
Embora a consultoria Rüdiger Wischenbart Content and Consulting tenha começado seu Ranking Glo-
bal do Mercado Editorial em 2006, foi só em 2011 que as primeiras empresas brasileiras começaram
a dar seu ar da graça na lista da elite mundial do livro.
Na realidade, até o ano passado, a empresa nem considerava o Brasil. Mas abordado por alguns brasi-
leiros em 2010, que questionavam a ausência tupiniquim, o consultor Rüdiger Wischenbart voltou seus
olhos ao mercado brasileiro e já no ranking do ano passado Saraiva, FTD e Abril Educação marcaram
presença.
E se o ranking de 2011, referente a 2010, marcou a estreia dos grupos brasileiros na lista, o ranking
atual apresenta o crescimento do faturamento e uma subida no ranking dessas três empresas nacio-
nais que eram estreantes no ano passado.
O grupo brasileiro melhor ranqueado é a Abril Educação. Seu faturamento anual cresceu de 231,80
para 319,05 milhões de euros em 2011, um crescimento de 37,64% que fez com que empresa saísse
da 46ª posição no ranking anterior e chegasse a 40ª posição no ranking atual.
Já a editora Saraiva subiu da 52ª para a 50ª posição com um faturamento de 207,44 milhões de euros,
contra 188 milhões no ranking de 2011. A editora FTD, por sua vez, subiu quatro posições e ficou em
52º lugar. O faturamento da empresa marista foi de 175,21 milhões de euros em 2011, um crescimento
de 8,42%%. As três empresas brasileiras estão entre as 15 empresas do ranking com maior cresci-
mento de faturamento em 2011 se comparado ao ano anterior.
Fonte: ‘Brasil que Lê - Agência de Notícias’
Vendas de papel
cresceram 4,7%
em maio
A produção brasileira de pa-
pel em maio foi de 846 mil
toneladas, 3,8% a mais do
que a registrada em abril.
Esse resultado positivo foi
acompanhado pelas vendas
domésticas, que cresceram
4,7% no mês em relação a
abril. No acumulado do ano,
subiram 1,2% sobre o mesmo
período de 2011, somando
2,12 milhões de toneladas ne-
gociadas no mercado interno.
O volume de papel produzido
de janeiro a maio atingiu 4,11
milhões de toneladas, com
alta de 0,1%, na comparação
com o mesmo período do ano
passado.
A produção de celulose, por
sua vez, chegou a 5,8 mi-
lhões de toneladas nos cinco
primeiros meses do ano, vo-
lume 0,8% menor do que o
realizado no mesmo período
de 2011, enquanto as expor-
tações somaram cerca de
3,5 milhões de toneladas do
produto. Juntas, as receitas
de exportação de celulose e
papel acumularam US$ 2,8
bilhões até maio deste ano.
Henkel apresenta Estratégia de Sustentabilidade
para 2030
Por mais de duas décadas, a Henkel, fa-
bricante das marcas Loctite Super Bonder,
Pritt, Cascola, Bonderite, Liofol e Schwar-
zkopf, publica seu Relatório de Sustentabi-
lidade juntamente com seu Relatório Anual. Na 21ª edição, a empresa apresenta sua nova Estratégia
de Sustentabilidade para 2030. O cerne da nova Estratégia de Sustentabilidade é a meta de alcançar
mais com menos e triplicar sua eficiência. Ela se aplica a todos os setores de negócios e a toda a
cadeia de valor.
Até 2030, a Henkel visa utilizar apenas um terço dos insumos atuais para cada euro gerado. Para
reduzir sua pegada ecológica e tornar o consumo sustentável possível, a empresa definiu três abor-
dagens principais: produtos, parceiros e pessoas. Por meio de seu comprometimento e conhecimento,
os aproximadamente 47 mil colaboradores da Henkel em todo o mundo contribuem para executar a
nova estratégia. Indo além do foco de negócio - desenvolver e criar produtos inovadores - a empresa
pretende também envolver ainda mais seus clientes e consumidores, bem como seus fornecedores
e os usuários finais em seus esforços para estimular a sustentabilidade em toda a cadeia de valor.