CONSUMO
GRAPHPRINT MAR 12
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Mercados emergentes impulsionarão
economia global por meio de
mudanças no consumo
Último relatório MasterCard Insights
prevê que gasto do consumidor de
países desenvolvidos e emergentes deve
se igualar em até cinco anos
De acordo com o novo relatório Insights, da MasterCard Worldwi-
de, os consumidores de mercados emergentes devem impulsionar
o crescimento da economia mundial durante os próximos cinco
anos, em uma inversão no consumo global, do Ocidente para o
Oriente. O relatório Previsão de Gastos do Consumidor e a Criação
de Valor na Nova Economia Global aponta que, entre 2012 e 2016,
os mercados emergentes devem gerar para a economia mundial
uma média anual de US$1,2 trilhão em consumo, ao passo que
os mercados desenvolvidos devem acrescentar cerca de US$ 700
bilhões. Os mercados em transição - as maiores economias do
Leste Europeu - devem somar outros US$ 95 bilhões.
O objetivo do relatório é examinar as implicações econômicas
dessas mudanças do padrão de consumo global para as empre-
sas, destacando a relação entre o consumo e a criação de valor
em uma economia de mercado. “É a demanda do consumidor que
determina se as empresas conseguiram criar valor depois de in-
vestir no desenvolvimento dos seus produtos e serviços”, explica
Yuwa Hedrick-Wong, assessor econômico mundial da MasterCard
Worldwide.
Entre 2008 e 2016, a participação dos mercados desenvolvidos
no consumo familiar deverá cair de 77,4%, registrado em 2008,
para 58,3%, em 2016. Já em mercados emergentes, essa parti-