Page 16 - 119

Basic HTML Version

CONSUMO
GRAPHPRINT MAR 12
16
Mercados emergentes impulsionarão
economia global por meio de
mudanças no consumo
Último relatório MasterCard Insights
prevê que gasto do consumidor de
países desenvolvidos e emergentes deve
se igualar em até cinco anos
De acordo com o novo relatório Insights, da MasterCard Worldwi-
de, os consumidores de mercados emergentes devem impulsionar
o crescimento da economia mundial durante os próximos cinco
anos, em uma inversão no consumo global, do Ocidente para o
Oriente. O relatório Previsão de Gastos do Consumidor e a Criação
de Valor na Nova Economia Global aponta que, entre 2012 e 2016,
os mercados emergentes devem gerar para a economia mundial
uma média anual de US$1,2 trilhão em consumo, ao passo que
os mercados desenvolvidos devem acrescentar cerca de US$ 700
bilhões. Os mercados em transição - as maiores economias do
Leste Europeu - devem somar outros US$ 95 bilhões.
O objetivo do relatório é examinar as implicações econômicas
dessas mudanças do padrão de consumo global para as empre-
sas, destacando a relação entre o consumo e a criação de valor
em uma economia de mercado. “É a demanda do consumidor que
determina se as empresas conseguiram criar valor depois de in-
vestir no desenvolvimento dos seus produtos e serviços”, explica
Yuwa Hedrick-Wong, assessor econômico mundial da MasterCard
Worldwide.
Entre 2008 e 2016, a participação dos mercados desenvolvidos
no consumo familiar deverá cair de 77,4%, registrado em 2008,
para 58,3%, em 2016. Já em mercados emergentes, essa parti-