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INDÚSTRIA EM DESTAQUE
GRAPHPRINT DEZ 11
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A filial brasileira da Agfa Graphics apresentou ao mercado a refor-
ma de ampliação realizada na fábrica de Suzano, na Grande São
Paulo. Com investimentos de US$ 20 milhões, a fábrica ganhou
20% em área e, após 15 meses de obra, a multinacional belga
está preparada para produzir no Brasil simultaneamente aos lan-
çamentos europeus e atender toda a América Latina.
Mundialmente conhecida e líder no segmento gráfico, a empresa,
que fatura US$ 250 milhões ao ano na América Latina, espera cres-
cer até 10% em 2012 graças à ampliação do portfólio de chapas
digitais que passou de uma para cinco e ao aumento da capacida-
de produtiva, que, em chapas digitais, deve aumentar dez vezes. O
presidente da Agfa Grahics Brasil e América Latina, Fabrizio Valen-
tini, observa que a produção local diminui custos com importação
e frete, mas o principal ganho é a agilidade nas entregas. Quando
importamos ficamos sujeitos a variáveis externas que não podemos
controlar; para garantir o fornecimento ao cliente temos que manter
um estoque muito grande. Produzindo tecnologia brasileira, ganha-
mos agilidade e flexibilidade, explica. O executivo revela ainda que
a empresa já tem perto de 50% de market share e com esse inves-
timento pretende aumentar ainda mais a participação.
De acordo com Valentini, o segmento gráfico é bem complexo
e para atendê-lo bem é preciso ter agilidade na produção e na
customização de produtos. As gráficas trabalham com inúmeras
variáveis de formatos e espessuras e a fábrica de Suzano está
preparada para fazer ajustes no portfólio e atender adequadamen-
te as necessidades de cada cliente, explica.
Os investimentos da Agfa Graphics na produção nacional visam,
principalmente, tornar possível a produção de um portfólio com-
pleto de chapas digitais no País, para atender a tendência do
mercado, que está substituindo, gradativamente, as chapas ana-
lógicas. As chapas digitais oferecem mais agilidade e qualidade
nas impressões e, por extinguirem o uso de filmes e químicos,
são consideradas ambientalmente corretas. As chapas analógicas
estão caindo em desuso e em alguns anos não devem mais estar
no mercado, diz Valentini.
Com a produção de quatro novos modelos de chapas digitais no País,
a estimativa da empresa é dobrar a produção da fábrica, chegando
a produzir mais de 14 milhões de metros quadrados nos próximos
Agfa Graphics investe US$ 20 milhões
e nacionaliza produção
Ampliação visa nacionalizar produção,
diminuir custos de importação, de frete
e ganhar agilidade no atendimento ao
cliente
anos. A América Latina é um mercado cada vez mais importante. No
ano 2000 representava 4% do faturamento global da empresa. Hoje,
a representatividade já é mais de 10%, avalia Valentini. Segundo o
executivo, da produção de Suzano, 60% ficam no Brasil e o restante,
cerca de 40%, vai para outros países da América Latina.
Além de uma fábrica maior, mais moderna e preparada para a
produção de um portfólio completo de produtos para o segmento
gráfico, a Agfa Graphics conta também com um centro técnico, o
Operations Care Latam, que funciona nessa planta. Esse centro,
com área de 100 metros, tem como objetivo principal otimizar a
aplicação dos produtos em função das diferentes necessidades
do mercado. O laboratório conta com os mais avançados sistemas
de pré-impressão, além de equipamentos de medição aferidos e
certificados, profissionais treinados nos procedimentos estabele-
cidos de análise técnica, garantindo a mesma linguagem e padro-
nização entre todos os Operations Care da Agfa no mundo.
A Agfa - Gevaert
A Agfa, uma companhia de mais de 140 anos e líder mundial no
segmento de imagens, desenvolve, fabrica e comercializa sis-
temas digitais e analógicos direcionados principalmente para o
mercado de pré-impressão e impressão, healthcare e filmes in-
dustriais. Dentro da companhia essas divisões são denominadas
Agfa Graphics, Agfa Healthcare e Speciality Industries. Com sede
em Mortsel, Bélgica, a Agfa possui 11 centros de fabricação e dis-
tribui para mais de 100 países em todo o mundo.
Agfa Graphics
A Agfa Graphics tem centros de industrialização na Europa, Esta-
dos Unidos, Ásia e América do Sul. No Brasil, a fábrica localizada
em Suzano (SP) segue os mais modernos padrões de fabricação
e atende a critérios mais rigorosos de qualidade. Já o grupo de
desenvolvimento de soluções de software e workfow, provas e
impressão digital está localizado nas cidades de Ghent e Mortsel,
ambas na Bélgica.
No Brasil a Agfa Graphics possui 230 colaboradores e é líder
mundial em soluções de pré-impressão. Oferece aos diferentes
segmentos comercial, jornal e embalagem as mais completas
soluções em workflow, gerenciamento de projetos, computer-to-
-film, computer-to-plate e provas. Maior fabricante de chapas do
mundo, produz chapas analógicas e digitais térmicas, à luz visí-
vel e chemistry-free.
A empresa também atende o mercado de sinalização com sis-
temas de impressão jato de tinta em grandes formatos, além do
mercado de impressão industrial de baixas e médias tiragens.