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Adesivos
GRAPHPRINT NOV 11
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mo nível de oxidação do produto. Além dessa tendência, podemos
destacar também a substituição de adesivos base solvente por
adesivos hot melt”.
Martin Lajus, gerente regional de vendas da Henkel, diz que a
empresa possui várias produtos que variam de acordo o tipo de
papel, maquinário e performance desejada. “Dentro do portfólio,
podemos destacar as dispersões aquosas, colas brancas, os hot
melts, sejam eles reativos (PUR) ou não, e os adesivos base gela-
tina técnica, conhecidos como cola animal. Dentro dos lançamen-
tos deste ano podemos destacar a nova linha do technomelt Cool,
que é um adesivo termoplástico de aplicação a baixa temperatura,
aproximadamente 130ºC. Como novidade, destacamos a próxima
geração de adesivos hot melts, voltada para alto desempenho na
aplicação em livro, revistas e catálogos. Além de sua performance
de elevada adesão, baixa carbonização, menor desgaste de equi-
pamentos aplicadores, o technomelt Cool ajuda o meio ambiente
por meio da redução de gases estufa e economia de energia. Um
encadernador típico, conduzindo cinco linhas, usa um holtmelt de
180ºC e consome uma média de 24,276 Kw/hora de eletricidade
ao ano. Se este mesmo encadernador estiver usando technomelt
Cool, consumirá aproximadamente 19% a menos de eletricidade
no mesmo período”, aponta Lajus.
Já Evandro Kunst, diretor de adesivos e laminados da Artecola,
avalia que hoje as tecnologias já consagradas são base EVA (eltile-
no vinil acetato) e elastômeros de SIS e SBS. “Adesivos com base
em poliolefinas estão avançando com bastante força nesse mer-
cado, principalmente por ser uma tecnologia mais nobre e com
apelos fortes em relação à oxidação, um ponto bastante crítico
para adesivos hot melt, que utilizam calor na fabricação e aplica-
ção. Essa tecnologia vem substituindo as linhas aquosas e fitas
adesivas, especialmente no segmento de fechamento de caixas e
cartuchos. Tem apresentado bom desempenho também em seg-
mentos que antigamente eram bastante voltados para tecnologia
de base solvente, como calçado, automotivo e construção civil.”
Lançamentos e investimentos
Fernando Cardoso, gerente comercial da Adecol:
“A Adecol possui uma nova linha com diferentes
bases poliméricas. Esses produtos atendem o
mercado com muitas vantagens, como melhor
rendimento do adesivo, menor custo de manutenção
dos equipamentos, baixíssimo nível de oxidação do
produto. Além dessa tendência, podemos destacar
também a substituição de adesivos base solvente
por adesivos hot melt.”
Sergio Gonzalez, gerente de vendas da Adelbras:
“Algumas fitas dupla face têm o diferencial de
ancorar sobre o verniz, o que até pouco tempo era
um problema no processo, agora resolvido.”
Renato Francisco Leivas, gerente nacional de vendas de
matéria-prima da Colacril:
“O mercado de autoadesivos sofre os
reflexos dos movimentos da economia
do País e neste exato momento está
em compasso de expectativas, assim
como está acontecendo com outros
setores da atividade econômica.”