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Adesivos
GRAPHPRINT NOV 11
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Livre de solvente, o hot melt aumenta sua participação
no mercado não apenas onde tradicionalmente é
empregado, mas ganha novas aplicações e matérias-
primas diversificadas
De bem com o ambiente, na
mira de nichos inéditos
Fábio Sabbag
Livre de solventes, os hot melts têm evoluído com a introdução
de novas matérias-primas, que os deixam ainda mais versáteis
e aptos a encararem os desafios de aplicações em novos seg-
mentos, substituindo os adesivos com base solvente. Além disso,
os segmentos em que a sua aplicação já é tradicional também
vêm apresentando evolução, como é o caso das embalagens, em
especial as alimentícias, que vêm se desenvolvendo na esteira do
crescimento do consumo de alimentos prontos ou semiprontos,
causado pelo aumento da participação das mulheres no mercado
de trabalho e pelo incremento no número de pessoas morando
sozinhas. Outro segmento em que esses adesivos vêm apresen-
tando crescimento é o de higiênicos descartáveis, bem como o
automotivo.
Por isso, Fernando Cardoso, gerente comercial da Adecol, afir-
ma que o mercado para os adesivos da tecnologia hot melt está
aquecido. Mas o executivo não deixa de lembrar que o cresci-
mento atual apresenta ritmo mais lento que aquele registrado no
início do ano. “O ano de 2011 teve um início muito aquecido como
resquício do ótimo ano anterior. E a Adecol tem buscado novos
mercados e aplicações para seus produtos. Estamos trabalhando
fortemente para conseguir uma elevação de dois dígitos em rela-
ção ao ano de 2010.”
Para ele, “o crescimento da utilização de hot melt no Brasil foi bem
expressivo nos anos 90, depois houve um crescimento um pouco
mais orgânico nos anos subsequentes. Entretanto, com a neces-
sidade de elevação de competitividade das empresas brasileiras,
os empresários tiveram necessidade de aumentar o volume de
produção e os adesivos hot melt são os mais indicados para au-
mento de produtividade. Além disso, mais recentemente estamos
vendo a elevação expressiva do uso de hot melt na substituição
dos adesivos base solvente”.
Já Denílson Faria, diretor comercial adesivos da Amazonas, conta
que “o recente aquecimento do mercado interno alavancou di-
versos projetos em nossos clientes, onde a Amazonas tornou-se
parte do destaque. Setores como o alimentício e de editorial foram
preponderantes na performance de nossa empresa no primeiro
quadrimestre de 2011”. Além disso, Faria lembra que medidas
governamentais de incentivo aos calçados e móveis podem incre-
mentar novos negócios ainda este ano.
Renato Francisco Leivas, gerente nacional de vendas de matéria-