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GRAPHPRINT SET/11
ENTREVISTA
8
MAURICIO DE SOUSA
Fábio Sabbag
Tudo isso fica muito bem,
obrigado, no papel pintado
Depois de saber que durante três meses a história em quadrinhos da Turma da Mônica Jovem teve suas vendas diminuídas,
Mauricio de Sousa, rapidamente, criou um chamariz que, desculpe a intromissão, faz parte, sim, da sua vida ou da vida dos
seus flhos, o que lhe diz respeito: Mônica e Cebolinha, enfm, estão “namolando”.
É assim que Mauricio de Sousa, de uma forma simples, mas funcional, reconvinda antigos leitores, conquista novos e aguça
a curiosidade dos nem tão jovens assim. Quando tivemos a feliz ideia de entrevistá-lo, tínhamos como objetivo explorar seu
pensamento com relação à entrada das tecnologias e o uso do bom e velho “papel pintado”. Sinceramente fomos além, muito
distante daquilo que pretendíamos, inicialmente. Talvez tenhamos conseguido ir além daquilo que o leitor, tão acostumado
com a nossa centralização no meio gráfco, espera.
Sim, defnitivamente, a Mauricio de Sousa Produções já migrou para a área digital. É afrmativo também que a empresa e seu
fundador já compraram a ideia da convergência. Ela, a empresa, e ele, Mauricio de Sousa, o pai da Mônica e da turma toda,
sabem que é bem importante convergir. Porém, contudo, todavia, notem que é no papel, na arte da impressão, que o grande
flão se evidencia.
Foi no meio papel que o agora casal Mônica e Cebolinha brigou, bolaram planos infalíveis e fnalmente frmaram um rela-
cionamento sério. Na edição de junho do gibi Turma da Mônica Jovem, Mônica e Cebolinha estão “namolando”, e segundo
a Editora Panini, responsável pela publicação, a tiragem inicial é de 500 mil exemplares. Sentiu saudade dos tempos das
grandes tiragens?