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GRAPHPRINT JUL 11
Lei Cidade Limpa
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GRAPHPRINT: Qual é o projeto que será
apresentado à Prefeitura pela volta da
mídia exterior?
Valente: Como disse antes, ainda não existe nada de
concreto, pois estamos iniciando as conversas com vários
segmentos. É claro que gostaríamos de participar desse
momento histórico da cidade, mas como participar ainda
não foi decidido.
GRAPHPRINT: A Copa do Mundo no Brasil é o
pilar da investida?
Valente: A Copa do Mundo é o principal atrativo que moti-
vou a discussão, pelos investimentos que deve atrair para
a cidade. Mas a capital já é, por si, o polo comercial mais
importante do País, com uma vocação nata para a reali-
zação de eventos de porte, como esse. Com essa configu-
ração, não pode deixar de aproveitar todas as formas de
movimentar sua economia, criar empregos, arrecadar mais
com os impostos referentes a atividades produtivas e fazer
Projeto Inter-Meios aponta crescimento da mídia exterior
O projeto Inter-Meios divulgou novos dados sobre o crescimento do mercado de publicidade no
Brasil, referente ao período de janeiro a abril deste ano
O estudo aponta faturamento de R$ 8 bilhões dos veículos no período. Apesar de a tevê continuar abocanhando
a maior fatia, com uma participação de 64% do bolo publicitário, a mídia exterior apresentou uma performance
significativa, com um crescimento de 16,4% no período (num total de R$ 273,5 milhões), mais até do que a
internet, que registrou 15%.
Entre as categorias que compõem a mídia exterior, o segmento de painéis cresceu 29%, mas a maior fatia con-
tinua sendo a do outdoor (55,2%). Já no caso da internet, o faturamento em valores absolutos foi de R$ 367 mi-
lhões, sendo R$ 102,4 milhões somente em abril. De uma forma geral, os veículos de comunicação brasileiros
faturaram R$ 8 bilhões entre janeiro e abril de 2011, valor 6,6% superior ao do mesmo período no ano passado.
A tevê aberta angariou R$ 5,1 bilhões e sua participação no total dos investimentos publicitários ampliou-se
um pouco mais, chegando a 64,2%. A tevê por assinatura aparece com 13,2% a mais que no mesmo período
de 2010 (R$ 281,4 milhões), enquanto o cinema manteve-se praticamente estável (0,5%), com R$ 21 milhões
faturados no período.
Para guias e listas, jornais e rádio, o primeiro terço do ano não foi dos melhores: houve recuo de 20,8%, 2% e
2,2%, respectivamente. Ainda assim, o faturamento publicitário dos jornais corresponde à segunda maior fatia
do bolo (12,7%), chegando a R$ 1 bilhão no acumulado dos quatro meses. Guias e listas arrecadaram R$ 77
milhões com venda de espaço publicitário de janeiro a abril, e o rádio faturou R$ 320 milhões. Informações
detalhadas estão disponíveis no site www.projetointermeios.com.br. O acesso é livre.
florescer a prosperidade. Nossa atividade, assim como
centenas de outras, é legítima e produtiva, gerando bons
resultados para o Município. Depois que a Copa do Mundo
terminar, o mercado precisará ser mantido ativo. Para isso,
somos uma alavanca útil.
GRAPHPRINT: O meio outdoor cresce em São
Paulo? Quanto?
Valente: O meio vem crescendo no Brasil inteiro, indepen-
dentemente de ser proibido na maior capital do País. É
esse motivo que nos leva a acreditar que São Paulo só tem
a ganhar com a volta da atividade. Os dados do Projeto
Inter-Meios mostram que a atividade de mídia exterior
cresceu 14,2% no primeiro trimestre de 2011, faturando R$
135,9 milhões; o outdoor foi responsável pela maior fatia
do segmento (54,8%). O mesmo relatório apontou que a
atividade cresceu 15,3% no ano de 2010, comprovando um
crescimento sustentado.