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Papéis imprimir e escrever
GRAPHPRINT MAR 11
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Investimentos atuais
A International Paper, que realizou em 2010 investimentos na ordem
de US$ 88 milhões em suas unidades no País, acredita que o valor
deve se manter em 2011. De acordo com a assessoria de comuni-
cação, para garantir agilidade no processo produtivo e sinergia na
gestão de custos, investiu na criação de um sistema integrado de
produção que reúne sua área florestal e as três unidades fabris,
localizadas em Luiz Antônio e Mogi Guaçu (SP) e Três Lagoas (MS).
A Suzano avisa que os investimentos programados para 2011 são
referentes às novas fábricas de celulose no Maranhão e Piauí. Além
disso, a empresa recentemente concluiu a aquisição do Conpacel
e até o início do mês de março finalizará o processo de compra
da KSR. Já a MD Papéis informa que os aportes financeiros estão
votados para a melhoria de produtos e processos: “Investiremos em
equipamentos de controle e na efetivação de parcerias com clientes
que compram o mix de produtos da empresa”, acrescenta Pinto.
Ferreira, da APP, fala em novas parcerias e novos produtos na área
de embalagens. Sistemas, logística e aumento de funcionários são
os caminhos da Antalis daqui em diante. “Tudo isso para acompa-
nhar o crescimento de nossas operações. A premissa da empresa
é acompanhar demandas de mercado tanto de papéis quanto de
insumos gráficos. Neste ano, temos lançamentos tanto em papéis
quanto em outras áreas importantes, como comunicação visual,
equipamentos e insumos para impressão digital e chapas offset
sem processo”, anuncia Claudia.
Novas fábricas
Indagadas sobre investimentos as empresas mostram confian-
ça própria. “Além da aquisição de 100% da unidade de Limeira,
a Suzano tem novas fábricas de celulose
no Nordeste sendo construídas (Maranhão
e Piauí), além das fábricas de pellets de
madeira para a Suzano Energia Renovável.
Adicionalmente, a Suzano também vem
investindo em melhorias de processos de
produção”, fala De Marco.
Pinto acredita que não teremos fábricas
novas no mercado como um todo, mas a
Claudia Patricia Ferreira, gerente de produtos – Papéis Finos da Antalis:
“A concorrência de produtos importados sempre é saudável,
desde que traga produtos de qualidade. Isso é uma preocupação
constante da Antalis.”
Assessoria de comunicação da International Paper:
“Acreditamos que apesar da taxa de câmbio facilitar o avanço
das importações de papel, aumentar ainda mais os custos e
dificultar novos investimentos no País, a International Paper
continuará investindo no Brasil.
tendência é de continuidade de troca de ati-
vos entre os players do mercado. A Interna-
tional Paper não tem nenhuma novidade para
divulgar sobre o assunto e tem até janeiro de
2013 para tomar a decisão de construir a se-
gunda máquina em Três Lagoas.
Claudia, da Antalis, diz que “um dos novos
produtos comercializados pela Antalis é o
Polyart da Arjobex. Outros lançamentos de
impacto também farão parte do portfólio da
empresa.” Ferreira cita a fábrica de Hainan Jinhai, na ilha de Hai-
nan na China. “Começou a operar em setembro de 2001”, fala o
diretor da Cathay.
O famigerado valor agregado
Definitivamente o consumidor brasileiro está de portas abertas
aos produtos de alto valor agregado. “Isso se deve à crescente
competitividade em termos de qualidade e imagem dos produtos.
De uma maneira geral apresentar bem o produto faz a diferença.
Pode ser por meio de promoção ou embalagem, mas uma das me-
lhores formas de diferenciação é a sofisticação”, fala Dutton.
Claudia argumenta que os papéis finos são a prova de que o mer-
cado não é somente guiado pelo preço. “Os consumidores estão
cada vez mais exigentes e a qualidade e diferenciação também
são determinantes nas vendas”, acrescenta a gerente de produtos
– papéis finos da Antalis.
Vivemos atualmente um momento de transição, de acordo com
Pinto: “Acreditamos que estamos em fase de transição deste mo-
delo. Papéis de maior valor agregado requerem condições dife-
renciadas de aplicações e impressões. Nosso parque gráfico vem
sendo substituído gradativamente.” De Marco ressalta que há um
amplo mercado no País para os mais diversos tipos de papéis e
cartões: “A tendência é que cada vez mais nossos clientes bus-
quem papéis com alto valor agregado, levando maior qualidade
e diferencial ao produto final. A Suzano investe em processo e
inovação que visam este tipo de produto.”
Ferreira aborda a questão econômica: “O poder de compra, ampa-
rado pelo aumento de renda, faz o consumidor procurar por pro-
dutos de maior qualidade com valor agregado.”