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Papéis imprimir e escrever
GRAPHPRINT MAR 11
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mercado que vem crescendo acompanhando a economia local. As estratégias
para alcançar essa meta incluem a melhor segmentação do mercado e um
melhor entendimento sobre cada segmento, o que permite um plano estra-
tégico adequado a cada perfil, agregando valor no relacionamento com os
clientes. Além disso, o Brasil será a base para atender a demanda na América
Latina, outra região que trabalhamos para manter a liderança, acompanhando
a evolução do mercado de papel.”
Para a APP o mercado é um dos principais alvos, uma vez que representa
grande potencial de crescimento. Já a Antalis destina seus esforços no mer-
cado brasileiro para as linhas de papéis finos e comunicação visual. “São pro-
dutos de maior valor agregado e a Antalis ainda tem um mercado a desenvol-
ver nestes segmentos. Produtos categorizados como commodities, tais como
papéis couchê e offset, fazem parte do portfólio e também apresentam forte
crescimento. Acontece que são produtos mais sujeitos a guerra de preços e
sofrem forte influência das variações cambiais”, avisa Claudia.
Concorrência internacional
Liberada as fronteiras de mercado, chegam às prateleiras novos papéis im-
portados, muitas vezes a um custo sem comparação. Saudável para os que já
habitam o setor ou sinais de uma morte anunciada? “A concorrência de pro-
dutos importados sempre é saudável, desde que traga produtos de qualidade.
Isso é uma preocupação constante da Antalis”, avalia Claudia.
Ferreira defende que a chegada de outros produtores no Brasil cria alterna-
tivas para o consumidor e gera maior competitividade para o mercado. A In-
Ronald Dutton, diretor comercial e marketing papéis finos da
Arjowiggins:
“O câmbio foi e continua sendo uma
preocupação. O atual momento é favorável
às importações e isso pode abrir brechas
para a invasão de novos players.”
GRAPHPRINT: Quais as novidades em relação a papéis para a área imprimir e escrever offset?
Dutton:
“Temos algumas novidades no ‘forno’, mas ainda não podemos comentar. O que já podemos adiantar é que estamos avan-
çando muito fortemente na certificação de nossos produtos para impressão digital.”
Pinto:
“Há um grande trabalho nas empresas pela redução de gramatura e ganho de corpo na estrutura do papel. Nosso trabalho
também segue esta tendência de novas aplicações ao produto. Atualmente a MD Papéis possui o maior mix de aplicação de papel
do mercado, contanto com papéis brancos, offwhite, reciclados, cartolinas e apergaminhados.”
Claudia:
“A Antalis continua forte com suas marcas de couchê Novatech e Hannoart, principalmente com papéis FSC. Mas as gran-
des novidades virão na linha de papéis finos e sintéticos.”
Ferreira:
“Os papéis digitais, os especiais e de alto valor agregado.”
Assessoria de comunicação da International Paper: “Estudamos constantemente possibilidades para aprimorar nossas relações
com os nossos clientes e trazer novidades a esse público. Isso inclui o desenvolvimento de produtos e diferencial técnico para
atender novas condições de mercado e, até mesmo, uma necessidade específica de nosso cliente.”
De Marco:
“Em breve, ainda no primeiro semestre, teremos novidades muito interessantes em relação a esta linha e outros
produtos.”