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Tendências
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4 - EUA e Europa perderam circulação de
jornais, mas o resto do mundo teve aumento
Ásia, África e América Latina tiveram aumento de títulos e circula-
ção na base de dois dígitos. China e Índia são lar de quase metade
dos 100 maiores diários do mundo, com circulação média de 109
mil. Na Índia, o número de diários pagos saltou 44% desde 2005,
para 2,7 mil. Isso representa quase um quinto de todos os jornais
do mundo.
5 - Fique de olho no Facebook
A base de usuários é de 517 milhões. Um estudo da DDB mos-
trou que o usuário médio tem 31 anos e segue nove marcas. Três
quartos deles já pressionaram o botão “curtir” para mostrar que
gostam de uma marca. Por outro lado, eles querem tratamento es-
pecial (95%) e defenderiam a marca se fosse necessário (94%).
6 - Cyber cafés tornam mais online as
populações de países emergentes
Na Coreia do Sul, as pessoas podem alugar acessos de banda lar-
ga por 80 centavos a hora, eliminando a necessidade de se pagar
assinatura mensal. Com isso, os coreanos estão abraçando as
tendências como redes sociais e jogos online entre diversos jo-
gadores. Os cyber cafés se expandiram também para a Indonésia,
onde apenas 5% da população tem um PC, e para o Brasil, onde
são conhecidos como “Lan Houses” e oferecem preços a partir de
US$ 1 por hora.
7 - BRIC lidera o consumo de vídeos online
Brasil, Rússia, Índia, China e Indonésia têm os mais ávidos consu-
midores de vídeos onlines. Na China e na Indonésia, as pessoas
são 26% mais propensas a ver este tipo de vídeo do que na média
global. Índia, com 21% a mais, além de Brasil e Rússia, com 11%
também. Cada vez mais a internet se torna tevê. Em 2009, um
terço de todo o tráfego de internet foi de vídeo e neste ano saltará
para 40%. A expectativa, de acordo com a Cisco, é de que o volu-
me atinja 90% em 2014.
8 - Penetração da internet é interrompida por
custos, ao contrário de mobile
Apenas 81 milhões de indianos usam a internet (7% da popula-
ção), mas 507 milhões têm telefones móveis. É o mesmo cenário
de outros países, como China (20% e 57%), Brasil (32% e 86%) e
Indonésia (5% e 66%).
9 - Netbooks, e-readers e tablets irão dirigir o
crescimento de uso da internet
A proliferação de novas telas, notebooks, e-readers e tablets de-
verá quadriplicar o tráfego de IP no mundo até 2014, de acordo
com a Cisco. Isso representa 12 bilhões de conteúdos que cabem
em um DVD a cada mês. O maior crescimento será de vídeo – em
formatos 3D e HD, cujo conteúdo chegará a computadores, televi-
sores e telefones.
10 - No futuro distante, os hábitos de mídia
estarão representados em uma palavra: mais
O tempo gasto com computadores triplicou na última década
entre pessoas de 8 a 18 anos. A maior parte do tempo é gasto
em redes sociais, seguido por jogos, sites de vídeos e instant
messenger. A pessoa média desse grupo de jovens fica expos-
tos à mídia por sete horas e meia por dia. Em 10 anos, quando
essas pessoas começarem a trabalhar, o consumo de mídia irá
aumentar ainda mais.