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GRAPHPRINT DEZ/10
Equipamentos para impressão plana
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mentos Heidelberg para o mercado comercial
e editorial ativo no mercado. Entre os desta-
ques para o formato A3, a Heidelberg oferece a
Printmaster GTO 52, uma impressora com van-
tagens e inovações que facilitam o manuseio
e aumentam a produtividade e flexibilidade do
equipamento. A máquina tem alta versatilida-
de e resistência, excelente qualidade de regis-
tro de cores e um alimentador que aceita vá-
rios tipos de papéis e formatos até 36x52cm,
inclusive envelopes fechados. O cenário dos
mercados latino-americanos, com destaque
para o Brasil, e asiático, principalmente China,
são animadores para os equipamentos de im-
pressão pela situação econômica favorável à
indústria gráfica. A Heidelberg oferece um por-
tfólio completo de soluções de alta tecnologia
e qualidade, que atendem às mais diversas ne-
cessidades do mercado”, detalha Paulo Faria,
gerente de divisão para impressoras planas,
acabamento e acabamento para embalagens.
Ronaldo Rosset, diretor e sócio da Rosset Má-
quinas Gráficas, distribuidora da marca Solna
no Brasil, coloca em distinção o modelo 225
AL: “O equipamento alcançou sucesso devi-
do às mudanças estruturais que permitiram
maior velocidade e também por incluir em seu
sistema de umectação o processo ‘alcolor’, tão
desejado pelo setor gráfico.” Antonio Furlan,
gerente de vendas da linha de equipamentos Ryobi para a Ferrostaal, afirma que 2010
foi um ano muito positivo em termos de vendas: “Entramos no mercado das grandes
impressoras com a comercialização de algumas unidades da linha Ryobi 1050, últi-
mo lançamento da marca. Mas o que vendemos como ‘pão quente’ é a Ryobi 920.
Vendemos muitas unidades de quatro a cinco cores com ou sem verniz. Nada é por
acaso: a tecnologia embutida na Ryobi 920 a torna superior a qualquer outra máquina
destinada ao segmento gráfico. O formato dessa linha é um dos grandes diferenciais,
com 92 x 64cm.”
Na Gutenberg o modelo que mais se destacou foi a Lithrone. “É a impressora que pos-
sui alto grau de automação e diversas configurações, como por exemplo, verniz com
secadores infravermelho, reversão, sistema de secagem H-UV, lançado na ExpoPrint,
entre outras opções. A impressora Enthrone, lançada na ExpoPrint 2010, é outro gran-
de sucesso”, fala Melvin Saco gerente comercial. Para a T.Jáner, os modelos Sakurai
Oliver 466SI E 475SDW e a Gronhi fizeram sucesso no mercado.
Câmbio fortalecido: Saudável ou não?
Na opinião de Furlan, forte ou não, o câmbio perde atualmente para o bom momento
da economia: “Consideramos 2010 um ano bom para as vendas de impressoras pla-
nas da Ferrostaal. Acredito que o câmbio fortalecido nem prejudica ou favorece as
relações; o que fez 2010 ter sido um ano de boas vendas foi o momento econômico do
País e a capacidade dos gráficos de absorverem que as regras do mercado mudaram
e que é necessário se equipar corretamente.”
A questão da variação cambial também não afeta a Heidelberg: “A Heidelberg do Brasil
tem expectativas de encerrar o ano de 2010 como o melhor ano na história da em-
presa no Brasil. Até o momento, nossos pedidos registrados para a Heidelberger Dru-
ckmaschinen, a Heidelberg Alemanha, já somam mais de 120 impressoras offset nos
mais diferentes formatos oferecidos em nosso portfólio. O atual cenário político e eco-
nômico do País e o aumento da demanda do consumo per capita da população, princi-
palmente das classes C e D, contribuem para o crescimento do segmento gráfico em
Melvin Saco gerente comercial da Gutenberg:
“O destaque de 2010 foi a Lithrone.
É a impressora que possui alto
grau de automação e diversas
configurações, como por exemplo,
verniz com secadores infravermelho,
reversão, sistema de secagem H-UV,
lançado na ExpoPrint, entre outras
opções. A impressora Enthrone,
lançada na ExpoPrint 2010, é outro
grande sucesso”