Page 8 - 102

Basic HTML Version

8
GRAPHPRINT AGO /10
ENTREVISTA
LUÍS GIOVANNI FARIA
PARA O ALTO E AVANTE
Durante mais de 20 anos, a IBM e a Ricoh compartilharam uma relação estratégica para colaborar em inúmeras inovações em
tecnologias de imagem avançada, soluções de impressão e produção. Nascida em 2007 por meio de uma joint venture entre
as multinacionais, a InfoPrint Solutions Company, uma provedora de soluções de impressão para clientes comerciais desde
pequenas empresas até grandes corporações, a partir de julho, tornou-se integralmente uma subsidiária do Grupo Ricoh.
O novo posicionamento e a nova identidade corporativa foram levados ao conhecimento do mercado durante a Expoprint, evento
realizado de 23 a 29 de junho no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A aquisição consolida a estratégia da Ricoh de ex-
pandir a atuação no mercado de soluções de impressão de alto volume. Para preencher de forma completa as necessidades das
altas tiragens, o intercâmbio de informações entre as empresas foi essencial, uma vez que a IBM ostenta 50 anos de experiência
em ambientes críticos.
Como o ambiente de alto volume requer alta disponibilidade, a transição, segundo Luis Giovanni Faria, gerente-geral Brasil, foi
feita paulatinamente, “para não afetar as operações dos nossos clientes”, fala o entrevistado desta matéria.
Faria explica que, historicamente, 90% da atuação da Ricoh no mercado se dá por meio de multifuncionais e impressoras de es-
critório destinadas à produção leve, como demandas corporativas e pequenos provedores de serviços. Evidentemente que, além
atuar na produção pequena e média, a InfoPrint entra veementemente na alta produção. “A maioria dos negócios da InfoPrint é
de equipamentos de alto volume. Historicamente o que faltava no leque de produtos da Ricoh para conseguir atender o mercado
de ponta a ponta era exatamente o topo da pirâmide”, observa Faria.
Aqui, além do novo posicionamento e da nova identidade corporativa, o gerente-geral Brasil da InfoPrint mostra novos caminhos
dos documentos transacionais e as peculiaridades do setor.
Por Fabio Sabbag