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GRAPHPRINT JUN/10 ed. nº 100
Revista Graphprint
-
Como foi a entrada da Technotrans no mer-
cado brasileiro?
Bernd Wallat
- Chegamos aqui em 2006, na primeira edição da Expo-
print, e nos instalamos no Brasil porque todos os fornecedores que usam
os nossos produtos estão aqui também, mas com o intuito de atender
todos os clientes da América Latina. O maior mercado está aqui e o País
tem muito potencial de crescimento para os próximos anos.
Revista Graphprint - Qual a avaliação que o senhor faz destes qua-
tro anos de trajetória da empresa no País?
BerndWallat
- Todas as gráficas têm produtos Technotrans. Para nós,
foi um momento muito interessante, com novas experiências, por-
que as gráficas aqui trabalham de forma um pouco diferente do que
na Europa. Nós aprendemos muito, as máquinas são iguais, mas as
culturas de trabalho são muito diferentes e, nestes três anos e meio,
nós já demos largos passos para atender esses clientes como eles
precisam. Temos que identificar as suas necessidades e procurar
atendê-los da melhor forma possível.
Revista Graphprint - Em quais pontos, por exemplo, essas culturas
são diferentes?
Bernd Wallat
- O mercado brasileiro é mais flexível. O cliente quer
qualidade em produtos e serviços como na Alemanha, mas com
as condições daqui. Ele compra máquinas top que levam produtos
Technotrans e quer que atendamos com estoques locais, serviços
rápidos e com preços mais acessíveis.
Revista Graphprint - Os produtos são todos importados?
Bernd Wallat
- Sim. São importados e, por causa disso, existe essa
dificuldade para, às vezes, oferecer soluções, sistemas e produtos
usados na Europa para os clientes daqui, por causa do custo da im-
portação. Em função disso, temos também alguns sistemas, os quais
vamos nacionalizar e oferecê-los em melhores condições, ou seja, em
reais, com pagamentos parcelados. Iniciamos esse trabalho neste ano
e, na Expoprint, já vamos oferecer mais sistemas dessa forma.
Revista Graphprint - O senhor acredita que essa nacionalização de
produtos importados seja uma tendência na Technotrans?
Bernd Wallat
- Claro, mas nem todos os produtos, pois alguns novos
produtos chegam junto com as máquinas. Isso se dará mais com os
sistemas de filtração, sistemas de tintas, pequenas geladeiras da
linha Alpha (para pequenas máquinas) e bombas para tintas. Nisso o
suporte da Technotrans vai facilitar para o cliente. É muito importan-
te que nós possamos dar esse passo, porque sem isso é muito difícil
atendê-lo da forma como ele quer. Temos que direcionar nossas ati-
vidades para facilitar e oferecer mais caminhos a ele.
Revista Graphprint - E como a Technotrans tem trabalhado
para isso?
Bernd Wallat
- É preciso acatar as necessidades do mercado e, para
isso, é necessário, às vezes, simplificar os produtos para vendê-los
aqui. Em relação aos produtos de alta tecnologia ele não abre mão,
mas em outros produtos isso não é importante. Algum detalhe que
para o cliente da Europa é importante, para o cliente brasileiro pode
não ser. Isso se traduz na redução de custos de material, de trans-
porte etc., mas oferecendo o mesmo benefício para o cliente, pois ele
procura uma boa solução com bom preço.
Revista Graphprint - Todo esse trabalho de pesquisa de mercado
tem sido feito desde a entrada da empresa no Brasil?
Bernd Wallat
- Sim. Nós sempre estamos aprendendo com o mer-
cado. É muito importante ouvir as necessidades e as sugestões do
cliente, estudá-las, passá-las para a nossa matriz e, dessa forma,
viabilizar soluções em conjunto.
Revista Graphprint - Qual a estrutura da empresa para atender
esse mercado?
Bernd Wallat
- Aqui no Brasil temos um estoque de peças para to-
das as linhas, temos três técnicos para atender o mercado local e
também um técnico da Alemanha com muitos anos de experiência,
inclusive em máquinas antigas, comuns no Brasil, e temos dois téc-
nicos que atendem o mercado da América Latina. Nós oferecemos,
também, pacotes de serviços para os clientes fora de São Paulo e
fora do Brasil. Nesse caso, o custo para eles também diminui. Ofere-
cemos ainda 12 meses de garantia em serviços.
Revista Graphprint - Em sua opinião, participar da Expoprint repre-
senta uma boa oportunidade para os negócios da Technotrans?
Bernd Wallat
- Nossas expectativas são boas e pretendemos mostrar
“O mercado brasileiro é mais flexível.
O cliente quer qualidade em produtos e
serviços como na Alemanha, mas com as
condições daqui. Ele compra máquinas top
que levam produtos Technotrans e quer que
atendamos com estoques locais, serviços
rápidos e com preços mais acessíveis”
“Oferecemos, também, pacotes de serviços
para os clientes fora de São Paulo e fora
do Brasil. Nesse caso, o custo para eles
também diminui. Oferecemos ainda 12
meses de garantia em serviços”