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GRAPHPRINT JUN/10 ed. nº 100
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Adecol
O hot melt reativo, à base de poliuretano, monocomponente (reage
com a umidade do ar, tornando-se termofixo) é o lançamento da
Adecol. Utilizado na operação de encadernação de lombada qua-
drada, em substituição ao hot melt convencional, “confere maior
resistência à tração das folhas (em alta e baixa temperatura),
mesmo em papéis revestidos (couché) de alta gramatura e capas
com verniz, maior flexibilidade, com maior abertura plana das fo-
lhas do miolo (lay flat) e maior durabilidade do livro”, afirma Ana
Júlia Guimarães Kiss, gerente comercial da Adecol São Paulo.
O CQ-750 PUR é ideal para encadernação de livros, guias, listas,
Um pouco do sucesso da ExpoPrint pode ser explicado pelas palavras de seu diretor, Karl Klökler, que atualmente
ocupa a vice-presidência e, em agosto, assume a presidência da Afeigraf, sua realizadora.
“A Afeigraf, quando foi criada, em 2004, nasceu com a proposta de realizar dois grandes eventos no setor gráfi-
co. Um deles, de caráter técnico, é a conferência Trends of Print, realizada em 2008. O outro é a ExpoPrint Latin
America, que surgiu com o objetivo de oferecer algo totalmente diferente do que se conhecia em termos de feiras
gráficas no Brasil e na América Latina”, disse Klökler.
No caso, as maiores referências foram eventos de sucesso do exterior. “Temos grandes feiras realizadas em todo
o mundo e que primam pelo conforto do visitante e pela tecnologia, como a Drupa e a Print. Quisemos trazer esse
conceito para a ExpoPrint. Além disso, pensamos em um evento que não fosse local, mas, sim, que atendesse à
realidade de toda a América Latina. E, como resultado, colhemos excelentes frutos logo na primeira edição, em
2006”, falou Klökler.
O fato de a feira se realizar a cada quatro anos (sempre entre as Drupas) e o cuidado com a escolha do local
da exposição (pela segunda vez vai ser no Transamérica ExpoCenter, ocupando os pavilhões A, B, C , D e E, num
total de 30 mil metros quadrados) estão entre as iniciativas da Afeigraf e da AP&S Feiras e Eventos (esta última,
organizadora e promotora da ExpoPrint), para inovar o conceito de feira gráfica na região. Espera-se que mais de
40 mil pessoas circulem pelos pavilhões de exposição durante os sete dias de sua realização.
“Queremos que os visitantes do Brasil e do exterior encontrem aqui o mesmo conforto para visitação que é
conhecido nos grandes eventos internacionais”, explicou Ismael Guarnelli, diretor da AP&S. “Para esta edição,
esperamos uma maior visitação de profissionais da América Latina. Em 2006, tivemos grande presença de ar-
gentinos, paraguaios, peruanos, colombianos, chilenos e venezuelanos na ExpoPrint; agora, queremos igual re-
ceptividade também de países do Caribe e México.”
A seguir, relacionamos as principais empresas e novidades que vão agitar o evento. Confira:
catálogos e revistas, em máquinas automáticas (com aplicadores
de rolo ou slot) com velocidade de 2.000 a 12.000 unidades/hora.
Viscosidade Brookfield a 120ºC fica entre 4.500 e 5.500 mPas. “O
produto exibe alta flexibilidade em baixas temperaturas e exce-
lente resistência/coesão em altas temperaturas. Tem forte agarre
inicial, mesmo em substratos difíceis de aderir, rápida velocidade
de cura e de liberação para a trilateral”, garante Ana. É fornecido
nas embalagens balde metálico de 18 kg, barrica de fibra com
18 kg, em barrica de fibra com 2 kg, todas com “liner” interno de
alumínio/plástico.
Agfa
A empresa mostrará pela primeira vez a chapa violeta chemistry-
free :Azura V, que segue os mesmos princípios ecologicamente
responsáveis da :Azu-
ra térmica. Também
lançará no evento a
:N92-VCF, uma chapa
violeta que dispensa
uso de químicos, vol-
tada ao segmento de
jornais.
Aindadentrodoconcei-
to de soluções verdes,a