Kodak

:Azura conquista a Pancrom

28/01/2009 - 00:01
:Azura conquista a Pancrom Uma das gráficas mais premiadas do Brasil já utiliza a solução “chemistry-free” da Agfa Graphics em 30% de sua produção.

Preocupada com o meio ambiente, fazendo deste, oficialmente, um de seus princípios de trabalho, a Pancrom Indústria Gráfica, de São Paulo, foi buscar na chapa livre de químicos :Azura da Agfa Graphics uma alternativa mais limpa para sua pré-impressão. Em pouco mais de quatro meses de uso, descobriu que seu desempenho não deixa nada a desejar em relação aos processos convencionais, representando ainda uma economia drástica em químicos e consumo de água.

“Sem dúvida o apelo ecológico é forte. Antes gastávamos 20 litros de água por m2 de chapa. Após a revelação, esta água era carregada de diversos elementos nocivos, que precisavam ser manuseados com certa cautela”, explica o diretor superintendente Klaus Murrins, responsável pela empresa que é reconhecidamente uma das maiores gráficas brasileiras, com aplicações comerciais, editoriais e de embalagens. “Economicamente, também. Tínhamos despesas com esses químicos, reveladores e, hoje, não temos mais. Ganhamos até no espaço físico, pois não precisamos mais da processadora.”

Em quatro meses de uso, o consumo de chapas :Azura no site da Pancrom já responde por 30% de sua demanda total. “Estamos muito satisfeitos, ela é prática e confiável. Ganhamos agilidade nos processos, uma vez que, eliminamos etapas como: calibração, forno, variáveis e manuseio de químicos. Ainda por cima, o desempenho da chapa é exatamente o mesmo”, disse Lourenço Amato, gerente de pré-impressão, ressaltando a qualidade da :Azura. Perguntado sobre a possibilidade de usar chapas livres de químicos de outros fabricantes ele responde: “A Agfa saiu na frente.”

“A pressão da sociedade por mudanças no que se refere à preservação de nossos recursos renováveis e o descarte inteligente de resíduos é grande. Existem empresas que já cobram isso dos seus fornecedores, inclusive certificações para comprová-las. A Agfa Graphics, como empresa inovadora que é, investe em pesquisas e busca aperfeiçoar suas soluções, desenvolvendo mecanismos que possam ser ecologicamente corretos, mas que mantenham a qualidade e os resultados que o mercado necessita”, comenta Rafael Sanchez, responsável pela área de insumos gráficos da Agfa Graphics na America Latina. Hoje, :Azura já está presente em mais de dois mil sites gráficos em todo mundo.

Sem a necessidade dos químicos, técnica conhecida como “chemistry-free”, os resultados obtidos com o uso de apenas goma durante a lavagem, passa a ser feita de maneira previsível e sem variáveis, pois este processo resulta em uma imagem física na chapa, sem interferencias quimicas por meio da tecnologia Thermofuse, exclusiva da Agfa Graphics. Não ablativa, suas partículas de látex se derretem fixando-se na superfície da chapa. Após sua exposição, a :Azura passa por uma lavagem, utilizando o mínimo de goma produzida à base de dextrina (não poluente) e água, substituindo o processamento das chapas convencionais e com manuseio simples,e sem restrições de luminosidade.

Os números comprovam a eficiência e a diferença real da utilização de :Azura em relação as chapas comuns. Com seu consumo médio de 3.700m2 de chapa :Azura a Pancrom não usou nenhum litro de regenerador revelador (para reforçar o químico) e nenhum litro de água. Foram necessários apenas 240 litros de lavador de chapas e 120 litros de lavador saturado, ambos sem nenhuma restrição de manuseio ou descarte controlado. Caso fossem usadas chapas térmicas comuns seriam necessários 675 litros de revelador, 555 litros de regenerador do revelador, 675 litros de químicos para descarte. Além disso, a Pancrom deixa de utilizar 74.000 litros de água.

Responsável pelo setor de CTP da Pancrom, o supervisor de produção José Carlos explica que a utilização da :Azura e suas praticidades deixam até os funcionários empolgados. “A equipe fica feliz de poder utilizar uma tecnologia tão nova. O pessoal comenta que estamos assistindo uma evolução”, comenta o encarregado. Diante de tantas vantagens, a Pancrom já começa a priorizar o consumo de :Azura. Segundo José Carlos, quando a tiragem necessária é abaixo de cem mil a chapa da Agfa é a escolha certa. “Só não utilizamos mais, pois a tiragem não permite. Com a nova :Azura acredito que vamos ampliar o consumo”, explica já fazendo alusão a :Azura TS que deve chegar em janeiro.

:Azura é indicada para gráficas comerciais de pequeno, médio e grande porte (com tiragens específicas), tanto em impressoras off-set planas como em rotativas. Hoje, está disponível para tamanhos de 2-up desde (250 mm X 310 mm) a 8-up até (1160mm X 820mm, com tiragem de até 100.000. Sua capacidade de reprodução é de 2-98% a 200 lpi. Compatível com a maioria dos CtPs térmicos utilizados pelo mercado, dispensa qualquer custo com adaptações no parque gráfico.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui