Kodak

Ano histórico para fabricantes de cartões

26/01/2009 - 00:01
Segundo o jornal Valor Econômico (28/11/08) os fabricantes de cartões tiveram um "ano histórico" em 2008. Afirmações contidas na matéria tais como "este ano foi o melhor com certeza", ou "a realidade superou as projeções" confirmam o que dizíamos por ocasião da CARDS/2008, quando divulgamos a percepção de uma "terceira onda" no mercado e estimamos que o número de cartões no Brasil, compreendendo todos os seus usos, passaria de 1 bilhão em 2008.

E em 2009, como evoluirá o mercado de cartões? Vamos ter de esperar para confirmar, mas arrisco dizer - agora com a aproximação da CARDS/2009 (27-29 de abril) - que o ritmo de crescimento continuará muito forte. Há motivos de sobra para isso. A tecnologia facilita a inovação. A segurança exige soluções. A massificação demanda agilidade. A mobilidade incentiva a convergência. A conveniência abre oportunidades. E a indústria age, cresce e responde oferecendo criatividade, flexibilidade e serviços. É um círculo virtuoso...

A CARDS/2009 será um reflexo de tudo isso. Um local para se integrar com todas essas realidades. A página inicial do evento www.cards2009.com.br inclui uma seqüência de fotos da edição 2008, nas quais vê-se como os visitantes, congressistas e expositores participam do evento. Dê uma olhada, e participe você também.

A Exposição do evento estará aberta a todos os interessados mediante um simples cadastramento, e deve reunir cerca de 100 expositores (em 2008 foram 83). A Conferência, que exige inscrição, começará com um dia dedicado ao Varejo (segunda-feira, 27/04). Além de todos os demais locais onde o cartão permite atendimento, o Varejo é um grande parceiro nas inúmeras iniciativas da indústria de cartões. Seja como emissor, quando se trata dos cartões de fidelização ou private labels, seja como ponto de atendimento quando oferece seu espaço para uma ATM ou um correspondente bancário, ou até quando apenas aceita um pagamento com um cartão, o Varejo faz o mundo dos cartões girar. E não estamos aqui nos referindo apenas às grandes redes, mas também ao pequeno e médio varejista que elevam o número de varejistas à casa dos milhões no Brasil. Por isso o evento, este ano, destaca o Varejo.

O dia do Varejo terá três Workshops com estruturação didática, que começarão pela manhã numa sala única, e se dividirão em três salas à tarde, com temas focados em "Private Labels", "Serviços no Varejo" e "Tecnologia". Já os dois dias seguintes comporão a parte plenária da Conferência, com uma temática ampla que promete cobrir tudo o que está acontecendo de mais importante no mundo dos cartões. Veja a seguir alguns dos assuntos: Contactless: Uma das mais avançadas tecnologias, permite usar um cartão apenas aproximando-o de um leitor. O chip está invisível dentro do cartão. É assim que funcionam os cartões no transporte público e nas aplicações que exigem operações rápidas. Agora os bancos e as bandeiras estão expandindo o uso em pagamentos nos pontos de venda. Já há bancos europeus convertendo todos seus cartões de débito em contactless. É o máximo em conveniência para o portador. No Brasil também já existem bandeiras e bancos adotando essa solução. Esse assunto estará na CARDS/2009; Identificação: A gestão da identidade ocupa cada vez mais a atenção das autoridades. A possibilidade de reunir em um único cartão, com extrema segurança, todos os documentos de identificação dos cidadãos emitidos pelos governos encanta e desafia os participantes da indústria de cartões em todo o mundo. Segundo a Revista CardNews (01/11/08) já há uma lei federal no Brasil que "pretende unificar os números identificadores de cadastro de pessoa física...em um cartão com chip, com a criação do Registro Único de Identidade Civil (RIC). Na matéria, intitulada "Minha vida num chip", a revista mostra que o Brasil está preparado para emitir 150 milhões de cartões nos próximos anos para atingir seus objetivos nessa área. Esse é um tema palpitante que estará presente, com ênfase, na CARDS/2009; Cartões Empresariais: O estudo "Mercado dos Cartões de Crédito no Brasil e sua Relação com as Micro e Pequenas Empresas" publicado pelo Sebrae em Julho/2007 mostra o enorme potencial dos cartões empresariais, particularmente nas micro e pequenas empresas. Segundo o estudo, existem no país mais de 10 milhões de microempreendimentos dos quais mais de 7 milhões não têm qualquer tipo de cartão de crédito. O estudo destaca os benefícios que a posse de um cartão empresarial pode trazer em particular para esses microempreendedores. Os grandes emissores e as bandeiras estão envolvidos com esse importante tema e têm desenvolvido estudos a respeito.

O Cartão Empresarial/Corporativo será tema da CARDS/2009; Cartões de Benefício: Porta de entrada para a Baixa Renda, os cartões de benefício crescem vertiginosamente à medida que seus emissores e seus clientes empresariais agregam cada vez mais serviços aos seus beneficiários. Refeição, alimentação, descontos, seguros, recargas, serviços financeiros compõem cada vez mais o valor agregado incentivando o porte e a ativação do cartão. Tema fundamental da CARDS/2009; Transporte Público: Quem usa transporte público tem um cartão de bilhetagem eletrônica. Mas quem usa transporte público também faz compras. Por que não usar o cartão de bilhetagem para compras? Ou o de compras para bilhetagem? Contactless para pequenos valores, e dual para qualquer valor? Assim surgem as inovações. Novas tecnologias, novos produtos e novos serviços... Já temos no Brasil cases inovadores nessa linha. Tema da CARDS/2009; Inteligência Artificial: Não, não é um filme de ficção. É um recurso moderno no combate às fraudes. Como funciona? Com redes neurais. Já existem soluções desse tipo em implantação no Brasil para combater fraudes no uso dos cartões e outras áreas. É um tema da CARDS/2009. O evento terá ainda muitos temas interessantes e oportunos, tais como cartões pré-pagos e gift-cards, mobile-payment, um painel da indústria para discutir a evolução e o mercado, a crise e as necessidades e soluções de cobrança, muitas novidades e informações sobre tecnologias, serviços e produtos, enfim uma imersão no mundo dos cartões. Não perca. Se você não participou, saiba que a CARDS/2008 teve 3.000 participantes!

Para obter mais informações, patrocinar o evento, expor seus produtos ou serviços, inscrever-se na conferência ou simplesmente para visitar gratuita e graciosamente a exposição, visite o site www.cards2009.com.br. Para outros interesses tais como fazer uma palestra, dar sugestões, ou pedir para ser retirado(a) da minha lista, responda este e-mail ou fale comigo. A CARDS/2009 é uma realização da DIB & Associados e RPM Brasil.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui