Kodak

Manejo florestal sustentável

15/01/2009 - 00:01
A International Paper (IP), em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), da Universidade de São Paulo (USP), implementou o projeto de manejo de microbacias hidrográficas em uma área de plantio de eucalipto, no município de Espírito Santo do Pinhal, no interior de São Paulo. O objetivo do projeto é aumentar a produtividade, utilizando recursos naturais de forma ainda mais eficiente e sustentável. Segundo o gerente Florestal da IP, Robson Laprovitera, com o monitoramento contínuo de uma microbacia hidrográfica dessa região foi possível correlacionar o comportamento de alguns indicadores hídricos com as práticas de manejo florestal adotadas, permitindo a empresa implementar um novo modelo de manejo sustentável.

O primeiro aspecto observado foi a relação entre a área de plantio e as áreas de conservação da natureza, responsáveis por uma maior recarga hídrica na microbacia. Com o resultado do monitoramento, foram feitas modificações na distribuição das áreas de plantio de eucalipto, de forma a promover a ampliação das áreas protegidas em regiões com maior disponibilidade hídrica.

As análises também demonstraram que seria oportuno construir uma nova arquitetura de plantio, preparando o plano de manejo com novas alternativas de espaçamento entre as árvores, contribuindo ainda mais para a melhoria de oferta de água à jusante (sentido oposto à nascente). Com o novo espaçamento, somado às mudanças na adubação e a introdução de novos materiais genéticos de eucalipto, espera-se o alcance de ganhos em produtividade e uma redução no consumo de água pela floresta.

A International Paper considera o manejo de bacias hidrográficas como o alicerce do moderno cultivo de florestas renováveis, em que a integração das melhores práticas propicia a sustentabilidade do cultivo do eucalipto. O objetivo destes estudos é demonstrar que o manejo florestal adaptativo pode aumentar a produtividade das áreas plantadas e ampliar a capacidade hídrica local.

Para o gerente geral de relações institucionais e sustentabilidade da IP, Luís Madella, iniciativas como esta mostram o compromisso da empresa com as comunidades onde atua e com a preservação dos recursos naturais. "Estes são os pilares da nossa atuação sustentável, que garantirão a preservação do meio ambiente para as futuras gerações e a perpetuação do nosso negócio", conclui Madella.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui