Kodak

ABTCP e UFV abrem vagas para Pós-Graduação

14/01/2009 - 00:01
A Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), abre inscrições para o curso de Pós-Graduação em Tecnologia de Celulose e Papel em Curitiba/PR. As inscrições vão até 16 de fevereiro e aulas têm início no dia 13 de março. A entidade tem como objetivo principal oferecer uma formação técnico-científica de qualidade, com a preocupação de desenvolver a capacidade criativa e de pesquisa. Outro objetivo é capacitar profissionais para atender à demanda do mercado de trabalho nas áreas de ensino, pesquisa, controle de qualidade e linha de produção, além de ampliar o potencial de atuação e difusão tecnológicas no setor e estimular a investigação científica.

A parceria com a Universidade Federal de Viçosa é um casamento antigo da associação, que há mais de 10 anos visa atualizar conhecimentos e técnicas de trabalho em projetos e desenvolvimento industrial, bem como promover a troca de experiências entre participantes e cientistas, aumentando a cadeia de relacionamentos dos envolvidos. "Essa aproximação que houve entre a ABTCP e a UFV visou ser um facilitador de relacionamento com as empresas e ainda poder contribuir com a universidade no sentido de simplificar seu antigo trabalho de secretaria do curso, que hoje é feito totalmente pela associação", explica o gerente técnico da ABTCP, Afonso de Moraes Moura.

Os inscritos ao curso passam por uma seleção rigorosa, avaliada por uma banca de docentes da UFV. A seleção exige documentação, questionário respondido e currículo atualizado dos pretendentes. Ao todo são 25 vagas para o curso, que será oferecido em 18 meses, sendo 12 meses de aulas presenciais mais seis meses de desenvolvimento de monografia e defesa de tese. As disciplinas oferecidas são : Estrutura Anatômica e Química da Madeira, Tecnologia de Celulose, Química e Tecnologia do Branqueamento da Celulose, Ciclo de Recuperação Química do Processo Kraft,Tecnologia do Papel, Propriedades do Papel, Controle Ambiental na Indústria de Celulose e Papel, Estatística Aplicada à Indústria de Celulose e papel, Embalagens Reciclagem de Papéis, Gestão da Produção e Automação e Controle de Processo.

A carga horária reúne 19 módulos quinzenais de 20 horas totalizando 480 horas ao final do período. As aulas acontecerão de sextas-feiras e sábados das 8h00 às 18h00, no Hotel Holliday Inn, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, capital do Paraná. Segundo Moura, a decisão da ABTCP em oferecer o curso na região sul ocorreu por conta da demanda apresentada no local. "Trata-se da segunda turma que oferecemos em Curitiba. O curso é procurado por profissionais formados principalmente em engenharias químicas, elétrica, mecânica, química e por outras formações que atuam diretamente no setor de celulose e papel", comenta.

No segundo semestre, o mesmo curso será oferecido em São Paulo. Informações e inscrições para os dois cursos devem ser obtidas pelos telefones (11) 3874-2736, com Márcio Reis ou pelo e-mail: marcioreis@abtcp.org.br ou ainda com Mônica Souza pelo tel. (41) 3333-9675 / e-mail: monica@abtcp.org.br.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui