Kodak

Suzano Papel e Celulose inicia processo de certificação FSC para áreas de fomento na Bahia

16/12/2008 - 00:12
A Suzano Papel e Celulose iniciou o processo de certificação florestal das áreas de fomento localizadas no Extremo Sul da Bahia. Dando continuidade à sua estratégia de expandir a atuação sustentável da empresa para todos os elos da cadeia sob sua influência, a Suzano iniciou uma nova etapa de certificação FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal), que a partir de agora também envolverá os fornecedores do Programa de Fomento Florestal.

As três primeiras fazendas, que compunham o projeto piloto, serão certificadas nos próximos dias, somando uma área total de 5 mil hectares. Atualmente, o Programa de Fomento Florestal abrange uma área de 77 mil hectares, e a madeira proveniente desses produtores passou a representar cerca de 25% do consumo total da Suzano. Em São Paulo, 811 proprietários participam do programa e, na Bahia e no Espírito Santo, são 333 proprietários. O objetivo da empresa é envolver todos os demais parceiros, de forma gradual, até 2012.

Líder mundial em produção de eucalipto certificado pelo FSC, a Suzano possui hoje cerca de 246 mil hectares e unidades industriais certificados. No ano passado, a empresa iniciou um projeto de financiamento e orientação à indústria gráfica para que esta etapa da cadeia produtiva também obtenha o selo FSC, estendendo a iniciativa ao longo da cadeia de custódia. O projeto prevê a certificação de 35 gráficas ao todo, 3 distribuidoras e dois fabricantes de caderno. Já estão certificadas vinte grandes gráficas e uma distribuidora, e os demais processos estão em andamento.

Disseminar a prática da certificação e a busca por papéis com o selo FSC – Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal – está se tornando uma realidade animadora aqui e lá fora quando o assunto é consumo responsável. A experiência mundial, que a Suzano conquistou na oferta de celulose e papéis certificados confirma que exigir papel com o selo FSC é a maneira mais recomendada de atestar a excelência do fabricante em todas as práticas produtivas industriais e florestais.

O FSC comprova o correto manejo das florestas e só concede o selo àquelas empresas que apresentem padrões exemplares de conduta em relação aos aspectos sociais, ambientais e econômicos. Ao adotar e exigir papel certificado, as empresas e os consumidores estão garantindo que aquele produto foi desenvolvido dentro dos princípios da sustentabilidade. Até por isso, a marca FSC é o selo mais reconhecido hoje em todo o mundo, com presença em todos os continentes. Há cerca de 47 milhões de hectares de florestas certificadas no planeta e mais de 20 mil produtos com selo do FSC.

Ao aderir ao papel certificado, além de garantir a qualidade gráfica de seus impressos, opta-se por uma marca que está preocupada em: combater a madeira ilegal e de origem predatória; promover o comércio responsável; incentivar e exigir o manejo florestal sustentado; contribuir para a conservação da biodiversidade, dos recursos hídricos, solos, paisagens e ecossistemas, bem como para a melhoria das condições climáticas; proteger as espécies ameaçadas ou em perigo de extinção; garantir o respeito aos trabalhadores; eliminar o trabalho forçado e a mão de obra infantil; respeitar os direitos das diversas comunidades locais; e criar um novo espaço de participação na definição dos padrões e no monitoramento das operações certificadas.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui