Kodak

Abre apresenta as novidades da Pack Expo

09/12/2008 - 00:12
A ABRE reuniu seus associados para apresentar as novidades oriundas da Pack Expo - maior e mais importante feira do setor de embalagem dos Estados Unidos que aconteceu em novembro na cidade de Chicago. Na ocasião, quatro profissionais de diferentes áreas de atuação dentro do Universo de Embalagem apresentaram através de palestras, as perspectivas, novidades e diferenciais que encontraram na feira.

Em sua palestra, Liliam Benzi, jornalista especializada em embalagens, apresentou o perfil da feira, traçando um panorama do mercado, as principais inovações e as perspectivas mundiais do setor. Liliam ressaltou que a Pack Expo inicialmente era uma feira focada em máquinas para embalagem e com o passar dos anos incorporou materiais de embalagem e acessórios. A palestrante também apresentou os dados oficiais da feira que apontam que o mercado americano obteve crescimento de 3,9% nas vendas em 2007 totalizando U$ 6,2 bilhões de faturamento e um crescimento de 17,8% nas exportações. Os segmentos de mercado com maior demanda por máquinas para embalagem são os setores de alimentos com 37,9% das vendas, bebidas com 22,3% e produtos farmacêuticos e médicos com 9,9%.

Também indicou como ponto alto da Pack Expo, a palestra apresentada pelo Wal-Mart divulgando as novas regras para os fornecedores acordadas em out/08 em Beijing-China. Nesta data o Wal-Mart reuniu os 200 maiores fornecedores chineses e nesse encontro foi firmado um acordo em que todas as fábricas fornecedoras da rede devem apresentar melhorias na eficiência de energia a partir de 2009, chegando a uma economia de 20% até 2012. Neste mesmo encontro também ficou resolvido que a rede de supermercados desenvolverá um protótipo de loja que utilize 40% menos energia, reduzirá o consumo de energia das lojas existentes em 30% até 2010 e diminuirá o consumo de água nas lojas em 50% nos próximos dois anos. Esse acordo vigorará para outros países a partir de 2010 e também afetará o setor de embalagens, pois todas as embalagens terão que ser reduzidas em 5% até 2013.

Ao concluir, Liliam destacou que os principais itens da Pack Expo a serem considerados são: o desenvolvimento de embalagens sustentáveis com foco em redução de material, onde os biomateriais já estão incorporados; a integração de todos os elos da cadeia produtiva de embalagem; investimento na exportação como uma maneira de escapar da crise local; e o foco em inovação e tecnologia que continuam sendo os pilares da competitividade.

Já em sua palestra, Rodrigo Fernandes da Suzano Papel e Celulose analisou as novidades para o setor de papel e papel cartão. Para o palestrante, este ano foram apresentadas poucas inovações e o que se pode observar foram as otimizações dos processos. Os principais investimentos foram realizados em maquinabilidade e precisão, especialmente para indústria farmacêutica, já que os mercados mais importantes para este segmento são as indústrias de alimentos e a própria indústria farmacêutica.

Outro ponto abordado mostrou que o mercado norte americano está acostumado a utilizar cartões de fibra longa, pois os principais fabricantes utilizam Pinus para produzir a celulose, enquanto na Europa e outras regiões, a celulose é fabricada a partir do Eucalipto que tem a fibra curta e também a polpa de alto rendimento. Este conhecimento, porém, no que se refere às diferenças entre um produto de base de fibra curta e outro de fibra longa não é muito difundido entre os impressores. Finalizando sua apresentação, Rodrigo mostrou que a interação entre os materiais também foi apontada como uma tendência mundial, assim como a redução das dimensões e peso das embalagens.

Mirelle Soares da CCL Label discorreu sobre as tendências em auto-adesivos e rótulos apresentando amostras vivas das embalagens. Em sua palestra ficou claro que a busca por soluções que aperfeiçoem a utilização das embalagens podem ser encontradas através dos auto-adesivos, como por exemplo, no produto de limpeza que vem com pastilhas para serem diluídas na água. Essas pastilhas são colocadas em um compartimento vedado pelo auto-adesivo e a garrafa vem vazia diminuindo o peso para o transporte, sendo o consumidor que mistura a pastilha com a água no momento da utilização.

Outros exemplos são os auto-adesivos promocionais que reagem ao calor das mãos, a colher de plástico com o produto colocado na parte bojuda e vedado pelo auto-adesivo que é rompido no momento do consumo e também utilizado para mexer o conteúdo (por exemplo, açúcar para ser colocado no café).

No quesito segurança, Mirelle apresentou um adesivo que é colocado sobre o rótulo do produto para verificar a sua autenticidade, além de pouch para microondas com liberação de vapor e pouch para microondas com alça para não queimar as mãos. A sustentabilidade e a redução de materiais também foram abordadas pela palestrante, pois muitas empresas utilizam um selo verde ou se dizem sustentáveis apenas por utilizarem material de fonte renovável sem contemplar todo o ciclo de vida do produto.

Finalizando o encontro, Rita Araújo da Oitava Arte trouxe a perspectiva da Pack Expo sob o olhar do design, destacando que o design deve proporcionar a maior parte das melhores coisas para mais pessoas. O design pode também encontrar as formas e limites para as embalagens, a funcionalidade através da ergonomia, a criatividade com o uso de diversos materiais e a arte e beleza com as cores.

Em se tratando de embalagens plásticas, os destaques são os tipos de aberturas e fechamentos e as transparências. Já nos rótulos são destaques a economia de materiais, a exposição do produto e o marketing aplicado às embalagens. Para o papel cartão a tendência é o uso de cores metalizadas, a funcionalidade e melhoria nos sistemas de abertura e nas latas ressalta-se o menor uso de tintas e diminuição de desperdício.

Finalizando, Rita ressaltou que a sustentabilidade deve englobar aspectos sociais, ambientais e econômicos, a partir da participação de todos os colaboradores no processo.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui