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Indústria gráfica debate a crise global

05/12/2008 - 00:12
De acordo com pesquisa realizada em outubro pela Abigraf com 44 empresas do setor, que, juntas, empregam mais de três mil trabalhadores, nos segmentos editorial, embalagens, envelopes, impressos comerciais e promocionais, formulários e outros, aponta que o maior efeito sobre os negócios na área devido à crise internacional foi o aumento do custo de insumos, como papel e tintas. De acordo com o trabalho, como os preços desses insumos são fixados em dólares, o reflexo maior origina-se a partir da desvalorização do real, nem tanto da turbulência econômica.

O cancelamento das vendas no mercado interno foi o segundo item mais abordado. Os cancelamentos de pedidos mais expressivos têm ocorrido no segmento promocional, segundo o documento, e decorrem do enxugamento dos gastos com marketing nas empresas anunciantes.

Já nos demais segmentos, as gráficas não sentiram mudanças em seus negócios. Algumas reclamam da dificuldade de acesso e dos elevados custos de crédito.

Sobre os planos para o futuro, todas se mostram cautelosas. A reavaliação dos projetos de expansão aparece em primeiro na pesquisa, seguido da postergação dos investimentos. A paralisação de novas contratações e mesmo a possibilidade de demitir no futuro também são opções mencionadas, de acordo com a pesquisa.

Para debater esse tema, no dia 04 de dezembro o Sistema Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e a Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica promovem o encontro “A crise global e suas conseqüências na Indústria Gráfica”. O evento, que ocorreu no auditório da escola SENAI, contou com palestras de Horacio de Mendonça Netto, ex-superintendente geral da Bovespa e BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), e Patrícia Marrone, economista e coordenadora do departamento de economia da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica).

O evento ainda contou com as presenças de Alfried Plöger, presidente da Abigraf-Nacional e vice-presidente da Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas); Fabio Arruda Mortara, presidente da Abigraf Regional-SP; Mario César de Camargo, presidente do Sindigraf-SP (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo); Reinaldo Espinosa, presidente da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica); e Flavio Botana, professor da Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica. Todos debaterão o tema.

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