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Suzano anuncia os ganhadores da 7ª edição do Prêmio Max Feffer

04/12/2008 - 00:12
Os seis jurados e o curador Ronald Kapaz escolheram as melhores peças inscritas. A noite de entrega da premiação aconteceu na Casa Preta.

A Suzano Papel e Celulose anunciou no dia 2 de dezembro, as 21 peças ganhadoras do 7º Prêmio Max Feffer de Design Gráfico. Considerada a maior premiação em dinheiro do mercado de Design, o Prêmio Max Feffer é aberto aos diretores de arte, de criação, designers, produtores de agências, outros profissionais e aos estudantes que desenvolveram peças gráficas impressas do segmento promocional, editorial, embalagens e outros.

Com curadoria de Ronald Kapaz, titular, fundador e head-designer da Oz Design e um dos responsáveis pela criação da Associação dos Designers Gráficos (ADG), o prêmio desse ano foi marcado pela inovação: antes, somente os papéis Reciclato, Supremo Alta Alvura e Supremo Duo Design eram usados na criação das peças. Este ano, toda a linha de produtos da Suzano foi utilizada. A premiação recebeu 565 peças nas categorias Editorial, Promocional, Embalagem, Miscelânea e Estudantes.

“O design tem na sua essência o desafio de integrar informação com poesia, ciência com arte, sentido com sensibilidade, conteúdo com forma. Para o 7º Prêmio Max Feffer, propusemos que os designers olhem com atenção para essa dinâmica e busquem entender como e quando a mensagem planejada e desenhada escolhe esta ou aquela forma de nos tocar, e como o equilíbrio entre estes dois universos expressivos pode ser parte importante do que chamamos uma bela solução de design”, explica o curador.

O corpo de jurados teve a presença internacional da designer gráfica, artista plástica e fotógrafa canadense Marian Bantjes. Além dela, o júri foi composto por Chico Homem de Mello, João de Souza Leite, Kiko Farkas, Rafik Farah e Rico Lins. O tema deste ano escolhido pelo curador foi “A arte de equilibrar razão e emoção”.

Seguindo as diretrizes do International Council Of Graphic Designers Association (Icograda), o julgamento das peças se dividiu em dois momentos: primeiro, cada um dos jurados atribuiu uma nota 0, 1 ou 2 a cada uma das peças avaliadas. Depois, em conjunto e obedecendo à pontuação alcançada na primeira fase, eles escolheram os 5 primeiros lugares em cada uma das categorias e debateram entre si o motivo de cada escolha.

Nas categorias Editorial, Promocional e Miscelânea, a premiação é em dinheiro e divide-se da seguinte maneira: os primeiros lugares recebem o valor de R$ 15 mil, os segundos R$ 7 mil e os terceiros ficam com o valor de R$ 3 mil. Já na categoria Estudante, o primeiro lugar leva para a casa um iMac, o segundo, um tablet para desenho e, o terceiro, uma câmera fotográfica digital.

Na categoria Estudante, Rafael Aguiar ficou em primeiro lugar com o trabalho “Kapta”. Miguel Nóbrega e Natalia Nabekura ocupam a segunda posição com “Redesign da Revista Cult” e Amanda Coimbra é a terceira com “O Cavaleiro Inexistente, uma tradução intersemiótica”.

Heloisa Etelvina é a vencedora da categoria Miscelânia com “Selos Inhotim”. O segundo lugar foi para “Miya série[k*]!”, de Larissa Miyazato. Zeuner Fraissat foi o terceiro com “Livro de Linguagem Fleury”. "Chinese Tea Box", trabalho de Carlo Giovani Estúdio, é o segundo lugar na categoria Promocional. O terceiro lugar ficou com Ruth Klotzel / Estúdio Infinito, com a peça "Kimi Nii - Japão".

Na categoria editorial, “Coleção Moda Brasileira”, de Elaine Ramos, foi o vencedor. Empatados em terceiro lugar estão: "Caixa Górki", de Flávia Castanheira; "s/nº", de Eduardo Hirama; "O design gráfico brasileiro: anos 60", "O mundo codificado", "Bartleby, o escrivão" e "Primeiro amor", todos de Elaine Ramos; "Capas da copa", assinado por Elaine Ramos e Mayumi Okuyama; "Moby Dick", "Contos para crianças impossíveis" e "Abbas Kiarostami", de Luciana Facchini; “Maria do Matué”, de Mariana Hardy e André Coelho; e "Nova Arte Nova", de André Stolarski e Andre Lima. A Editora Cosac Naify ganhou o Prêmio Destaque pela qualidade dos trabalhos inscritos pelos seus profissionais.

Por decisão do curador e dos jurados, a categoria Embalagem não teve nenhum premiado, assim como não houve um primeiro lugar para Promocional. Além disso, a categoria Editorial trouxe 11 terceiros lugares. Ronald Kapaz explica a decisão: “Quando olhamos as peças de Embalagem, acreditamos que nenhuma delas equilibrava razão e emoção, como estava proposto nessa edição. Seguimos diretrizes internacionais de julgamento das peças e premiar uma delas seria colocar em dúvida a credibilidade do prêmio. Quanto aos terceiros lugares, achamos que seria injustiça escolher somente um, já que todos tinham o mesmo nível de qualidade e atingiram a mesma pontuação na fase de análise dos jurados”.

As peças inscritas no Prêmio Max Feffer variam desde cartões de visita, convites de evento e cardápios, a livros, catálogos, anuários e embalagens. A 7ª edição, a exemplo das anteriores, estava aberta aos diretores de arte, de criação, designers, produtores de agências e outros profissionais e aos estudantes que tenham desenvolvido peças gráficas impressas do segmento promocional, editorial e embalagens.

Com padrão internacional, o Prêmio Max Feffer de Design Gráfico foi formulado seguindo as diretrizes do International Council Of Graphic Designers Association (Icograda) e ainda conta com o apoio de mídia do Grupo Propaganda & Marketing. Entre os demais apoiadores estão também o Grupo Abril, Arc Design, ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos, CCPR – Centro de Criação do Paraná, Centro de Design Paraná, ABEDesign – Associação Brasileira das Empresas de Design; apDesign, Abigraf, Senai, Abrasca, ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, Adegraf, APD – Associação Profissional dos Designers de Pernambuco, AMPRO – Associação de Marketing Promocional, ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto, Universidade Presbiteriana Mackenzie, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Centro Universitário Belas Artes e Panamericana Escola de Arte e Design.

Marian Bantjes ocupou a cadeira de jurada internacional da 7ª edição do Prêmio Max Feffer. Desde 2003, seu trabalho tem se caracterizado pela abolição das barreiras entre design, ilustração e tipografia. Entre sues principais clientes estão Pentagram, AIGA, Bruce Mau Design, Saks Fifth Avenue, The Guardian e The New York Times.

Chico Homem de Mello é designer e diretor da Homem de Melo & Troia Design, com atuação nas áreas de design editorial, corporativo e ambiental e ênfase em projetos de cunho educacional e cultural. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e autor do livro Os Desafios do Design.

João de Souza Leite é professor da ESDi e da PUC-Rio. Entre seus projetos estão a identidade visual do Jockey Club Brasileiro e do Banco Central do Brasil. Foi consultor da Casa da Moeda, do Iphan e da Presidência da República. Foi curador de Design´20 e O Outro Sentido no Moderno: Aloísio Magalhães e o Design Brasileiro.

Kiko Farkas, fundador da ADG, atua em tempo integral na Máquina Estúdio, agência que criou em 1987 e onde desenvolve trabalhos para as áreas institucional, editorial e cultural com a produção de cartazes, catálogos, folders, relatórios anuais, ilustrações e livros. Foi curador e responsável pela criação do pavilhão brasileiro na Design Mai 2006, em Berlim.

Rafik Farah atua no design gráfico com seu próprio estúdio desde 1981 e é autor de numerosos logotipos de grandes empresas brasileiras e campanhas para marcas como Zoomp, C&A e Fit. Participou de numerosas exposições internacionais e seu trabalho recebeu o 1º prêmio da cartaz à ocasião da Ekoplagat. Foi o representante do Brasil no evento Graphistes autoutr du monde, em 2001, em Paris.

Rico Lins é diretor de design e comunicação da Integractive. Formado pela ESDI. Atuou como designer e diretor de arte para clientes como o Centre George Pompidou, CBS Records, MTV Networks, Time Warner, Newsweek, Business Week, The New York Times, Wall Street Journal e Le Monde. É também consultor artístico da IBBY/Unesco, representante brasileiro na Alliance Graphique Internationale e leciona na School of Visual Arts em Nova York.

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