Kodak

Stilgraf é homologada com o selo FSC

03/12/2008 - 00:12
Clientes e parceiros contam, a partir de agora, com a certeza de que os produtos da Stilgraf têm, além da altíssima qualidade já reconhecida pelo mercado, procedência que preserva o meio ambiente.

A Stilgraf – uma das líderes do segmento gráfico brasileiro – acaba de ser chancelada com a certificação FSC – Forest Stewardship Council, representado no Brasil pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal. A certificação é mais uma conquista da empresa que a cada ano é reconhecida como uma gráfica que prima pela responsabilidade sócio-ambiental.

A certificação FSC é concedida às empresas que fazem parte da Cadeia de Custódia (COC), caminho percorrido pela matéria-prima desde a floresta até o consumidor final. “Possuir a certificação florestal FSC significa que a Stilgraf participa de uma cadeia de empresas que garante a origem da matéria-prima florestal utilizada em seus produtos”, diz Robison Borges, diretor comercial da Stilgraf.

Trocando em miúdos, cada vez que o cliente orçar um material impresso pela Stilgraf poderá solicitar que sua impressão seja feita em papel certificado, de origem ‘ecologicamente e socialmente corretas’. “A Stilgraf é um dos integrantes da cadeia de custódia. Compramos o papel de uma empresa certificada – como a Cia. Suzano – e mantemos todos os requisitos exigidos pelo FSC na produção do material”, explica o Diretor.

Borges lembra que não só os papéis reciclados são ambientalmente corretos. “Há uma série de outros papéis, dentre eles o couché e o off-set, que são certificados, ampliando a escolha dos clientes”.

Para conquistar a Certificação FSC, a Stilgraf passou por um longo processo de análise de sua estrutura e documentação, além do treinamento de pessoal. Todos os departamentos com efeito direto sobre o produto passaram pelo treinamento sobre o FSC e são responsáveis por manter a Certificação. Os profissionais do Planejamento do Controle de Produção, Impressão, Acabamento, Personalização, Expedição, Almoxarifado, Estoque de Papéis e Compras foram treinados para que a Stilgraf possa atuar de maneira condizente com as normas do FSC. “Anualmente, passaremos por uma auditoria para garantir a manutenção da Certificação. Informações e relatórios serão enviados periodicamente ao certificador para o controle da entidade sobre o processo”, comenta Heitor Cavalcanti Matos, Supervisor de Qualidade da Stilgraf.

Na estrutura física da gráfica também foram necessárias algumas alterações. “O papel certificado é armazenado separadamente, com sinalização própria. Até o acabamento realizado por terceiros passou por treinamento e faz parte da Certificação, que tem enorme importância para nós, que contribuímos para a conservação do meio ambiente, e para nossos clientes, que solicitam cada vez mais a impressão de produtos que respeitam a natureza”, finaliza Robison Borges.

A Stilgraf também é detentora do Selo Verde, concedido pela Druck Chemie às empresas que destinam de maneira ecologicamente correta de seus resíduos industriais. A Certificação do Selo Verde pela indústria química concedida aos seus clientes tem a finalidade de incentivá-los a adotar e aperfeiçoar procedimentos adequados de gerenciamento e destinação final de resíduos industriais. Fazem parte dos procedimentos ecologicamente corretos da Stilgraf o envio de todo papel usado e descartado a uma empresa para reciclagem; o uso exclusivo de tintas à base de solventes naturais, que não prejudicam a atmosfera e a água; a filtragem e reutilização da água por várias vezes, tudo com a devida licença ambiental da Cetesb, e o encaminhamento de produtos químicos a empresas de reciclagem, respeitando todas as exigências quanto ao meio ambiente.

Conhecido como o programa de Rotulagem Ambiental (ISO-14020), o Selo Verde é uma das normas de Certificação de Sistema de Gestão Ambiental - ISO 14000, que determinam e garantem a qualidade e procedência de produtos, empresas e processos produtivos de acordo com as normas International Organization for Standardization (ISO). Pode ser emitido pela própria empresa ou por uma terceira entidade, que ali declara que uma companhia é ambientalmente correta.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui