Kodak

Instituto Ecofuturo inaugura Biblioteca Comunitária em Pernambuco

03/12/2008 - 00:12
“Palavras não só descrevem coisas, contam estórias ou registram fatos; palavras comprometem; há também palavras que manipulam, palavras que instruem, fazem refletir”. É para permitir o acesso à palavra escrita e suas múltiplas facetas, como sugere a garota Milena Lara Reis Ferreira, de 14 anos, em uma declaração contida no livro Inventário do que Podia ser Bem Melhor e Ser o Melhor Lugar do Mundo, organizado pelo Instituto Ecofuturo no 6º Concurso de Redação Ler é Preciso, que será inaugurada a 78ª Biblioteca Comunitária Ler é Preciso, na cidade de Jurema (PE), no próximo dia 5 de dezembro, às 14 horas.

Com menos de 15 mil habitantes, Jurema fica a 228 km da capital Recife e uma hora de Garanhuns. A Biblioteca, que homenageia José Enrique Pereira Andrade, um dos finalistas do 6º Concurso de Redação Ler é Preciso, fica no centro do distrito de Queimados, na frente da Praça da Igreja Matriz.

O município, onde José Enrique mora, foi escolhido em assembléia realizada no Parque das Neblinas (SP), envolvendo cerca de 150 pessoas, entre finalistas do 6º Concurso de Redação Ler é Preciso, pais e professores das crianças e adolescentes. A disputa foi acirrada e a escolha, muito difícil. Cinco cidades eram finalistas: Timbaúba, Sandovalina, Tijucas do Sul, Alto Santo e Jurema, escolhida por diversos fatores, entre eles o acesso limitado da comunidade local a atividades culturais e o baixo IDH. Com a implantação da biblioteca, além do acervo de aproximadamente mil livros, os freqüentadores da Biblioteca irão contar também com um computador e uma impressora.

Para a Secretária de Educação de Jurema, Ivoneide Santos, “a instalação da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso amplia o universo de informação e incentiva a descoberta do saber científico, do gosto pela leitura e, acima de tudo, motiva a criação de uma visão crítica de mundo. Esta iniciativa contribui para que a população de Jurema participe ativamente do desenvolvimento local”.

Parte do semi-árido pernambucano, o município de Jurema carece de recursos e ferramentas que facilitem o acesso ao conhecimento. “Esta é uma ótima oportunidade para mudarmos e melhorarmos a história da nossa Educação. O Instituto Ecufuturo é, sem dúvida, um grande incentivador e disseminador da cultura e educação em nosso País”, afirma a Secretária de Educação de Jurema.

Além do apoio da Prefeitura de Jurema, toda a comunidade se envolveu na inauguração da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso. A população aderiu à iniciativa e organizou um baile para levantar recursos para a reforma do prédio. O baile gerou R$ 400,00 e, além dele, os moradores têm feito várias rifas.

Leitor assíduo de Monteiro Lobato e Cecília Meireles, o garoto José Enrique Pereira Andrade, 10 anos, é um aluno dedicado e nunca deu trabalho para a mãe, Vanusa Andrade. “Eu falo para Enrique todos os dias que ele tem que ser um exemplo para a cidade e freqüentar a Biblioteca, já que ele é o homenageado”, conta a mãe. Ela completa dizendo que a Biblioteca será muito importante para a cidade, pois vai criar na população o gosto pela leitura.

Uma das participantes dos cursos de Auxiliar de Biblioteca e Promotor de Leitura, que foram oferecidos à comunidade local pelo Ecofuturo,, Suzana conta que a família inteira está ansiosa pela inauguração da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso. “Ler virou um hábito aqui em casa. De noite, a gente se reúne e lê em voz alta trechos de obras e fica aquela briga porque sempre um de nós quer ler mais que o outro”, comenta Suzana.

“A leitura abre caminho para um universo de oportunidades e possibilita a criação de um pensamento crítico e criativo, fundamentais ao crescimento pessoal e profissional. Por isso é fundamental o acesso a um acervo de qualidade e diversificado , que estimule o diálogo entre iguais e diferentes e a busca de soluções para conquistarmos democratizar o acesso à qualidade de vida”, afirma Christine Fontelles, Diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo.

Com a inauguração da Biblioteca Comunitária Ler é Preciso de Jurema serão 78 Bibliotecas Ler é Preciso inauguradas pelo Instituto Ecofuturo em oito Estados do país (Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo), que atendem cerca de 65 mil usuários por mês. Cada biblioteca tem uma média de 825 usuários por mês.

A Suzano Papel e Celulose é a patrocinadora oficial da Biblioteca Comunitária Ler É Preciso de Jurema. Luiz Cornacchioni, gerente de relações institucionais da Suzano, acredita que a empresa pode contribuir para o desenvolvimento das crianças apostando na leitura como um instrumento de transformação da sociedade. “O nosso Plano Diretor de Relações aborda ações de parceria com a sociedade em projetos de educação, geração de renda e meio ambiente. Para nós, projetos como as Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso estão de acordo com isso, já que contribuem e muito no desenvolvimento social das localidades onde são instaladas”, afirma Cornacchioni.

Os projetos Concurso de Redação Ler é Preciso, Biblioteca Comunitária Ler é Preciso e o Primavera Ler é Preciso, desenvolvidos pelo Ecofuturo, atuam de forma integrada e viabilizam a democratização do acesso ao conhecimento, com o objetivo de contribuir com a redução do analfabetismo funcional,o desenvolvimento do domínio crítico da linguagem e com a competência de comunicar-se pela escrita. As ações priorizam crianças, jovens, educadores e líderes comunitários.

  Mais notícias

Talamac Bremen Agnelo Editora Anuncie aqui