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Infoglobo na rota da tecnologia CTP

27/11/2008 - 00:11
Durante os últimos anos, o mercado de jornais no Brasil esperava, com grande expectativa, para saber quando e como as grandes companhias adotariam novas tecnologias. A modernização do Infoglobo, que pode ser considerada a maior da América Latina, acendeu a luz verde para uma nova etapa no segmento: os grandes jornais na era do CTP.

O ano de 2009 será marcante para o Infoglobo. Na busca por melhor qualidade, automação e controle dos processos, a empresa investiu alto e terá uma das linhas de pré-impressão mais modernas do mundo. “Existia um divisor de águas. A tecnologia CTP tinha entrada nos pequenos e médios jornais, mas os grandes esperavam para adotar o sistema. O Infoglobo estabeleceu um novo cenário. Pela sua complexidade e seu potencial produtivo não tenho dúvidas que é o maior projeto da América Latina”, explica Fernando Campião, gerente de vendas do segmento Jornais na América Latina.

O Infoglobo contará com cinco CTP :Polaris XTV-S e outros cinco OPB da Nela, montados de forma totalmente condicionados para futuras modificações de formato ou para a inclusão de novas dobras, numa demanda de 80.000 chapas ao mês. A sinergia existente entre Agfa e Nela, faz com que os equipamentos trabalhem totalmente integrados.

“Vários fatores pesaram na escolha da Agfa. Sua posição mundial, os prazos, a logística. Além disso, as chapas serão feitas no Brasil, o que facilita todo o processo. A tecnologia violeta já é uma realidade de muitos jornais e agrega qualidade e estabilidade”, disse Carlos Vaz, Project Manager do Infoglobo, um dos responsáveis pelo projeto de modernização do jornal.

A atuação do CTP :Polaris no mercado reforça as palavras de Vaz. São mais de mil instalações consolidadas entre os principais jornais do mundo. “Além disso, o CTP da família :Polaris é robusto, suporta trabalhar de maneira contínua e com grande produtividade e tem pouca demanda por manutenção, o que garante agilidade do parque gráfico”, continua Campião.

Para gerenciar sua produção, o Infoglobo já conta com o site completo do software :Arkitex da Agfa Graphics, que garante um controle total da impressão de seus jornais desde a saída da redação e do comercial até a rotativa. “Hoje, porém, a colocação das chapas na rotativa é manual. Com o novo projeto, eliminamos esta fase e passamos a gerenciar as etapas de processamento, dobra e colocação nas rotativas apenas pelo workflow”, comemora Vaz.

Automatizar toda a pré-impressão do Infoglobo vai garantir maior estabilidade e qualidade do produto, características imprescindíveis para um parque gráfico que é responsável pela impressão de quatro importantes títulos, entre eles O Globo, Extra, Expresso e Valor Econômico (Esse produzido em parceria com a Folha de S.Paulo). Juntos, a tiragem atinge quase 750 mil exemplares, chegando a 900 mil aos domingos.

Apesar do novo parque gráfico estar previsto para o primeiro semestre de 2009, a equipe do Infoglobo já se prepara para sua operação. Parte da equipe está de passagem marcada para a Bélgica, para receber treinamento específico da Agfa Graphics. Outro grupo de técnicos vai para os Estados Unidos, receber as orientações da Nela.

“Nossa expectativa é muito grande. Esperamos um grande sucesso. Por parte dos nossos parceiros o suporte está sendo excelente e nossas demandas muito bem administradas”, falou Vaz, citando o trabalho de adaptação conduzido por seus fornecedores, incluindo a Agfa.

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